Vereador Venâncio do Peixe solicita retirada do lixão da Estrada do Palmeiral

O vereador Venâncio do Peixe (PDT) fez tramitar Indicação junto a Mesa Diretora da câmara municipal requerendo que a mesma encaminhe ao prefeito Edvan Brandão de Farias, solicitação no sentido da elaboração, de forma urgente, de um plano de retirada, da Estrada do Palmeiral, do lixão a céu aberto ali instalado, assim como de implantação de um aterro sanitário em Bacabal.
O pedetista justifica sua proposição informando aos seus pares, e ao prefeito, que em agosto de 2010 entrou em vigor a lei dos resíduos sólidos que obriga todas as cidades do país a fecharem seus lixões e construírem aterros sanitários para receber o lixo produzido pela população e que, apesar disso, o lixão de Bacabal nunca foi fechado ou aterro construído.

Justifica ainda que o governo federal, de acordo com Ministério das Cidades, prevê a construção de 80 centros de tratamento no país, sendo que cada um deverá ter mais de um aterro sanitário e que beneficiará 700 cidades e que o orçamento destinado para as obras é de R$ 2 bilhões.
Justifica também está solicitando por intermédio da indicação que a prefeitura de Bacabal, em parceria com Ministério das Cidades, venha priorizar o nosso Município com esse programa, uma vez que sem a ajuda do Governo Federal, torna-se praticamente impossível para os municípios solucionarem o problema sozinho, pois o governo precisa disponibilizar linhas de crédito, firmando parcerias para socorrer os municípios a livrarem-se desse problema de saúde pública, que esta é uma medida preventiva, que não é só custo, é investimento em saúde e qualidade de vida, é respeitar o meio ambiente e o povo bacabalense.
Concluiu sua proposta informando não especificar o local por acreditar que cabe a população, e a especialistas decidirem sobre os locais adequados para a construção desse aterro, devendo o mesmo ser de baixo valor, mas com sistemas de serviços públicos próximos; que permitam maior racionalização do transporte do lixo coletado; afastado de zonas urbanas; afastado de poços e pontos de captação de água destinada ao abastecimento público; e longe de áreas de proteção de mananciais.

1 Comentários

  1. Meu comentário aqui eu quero que o Venâncio do peixe Ajeita a história da sapucaíba porque estava muito buracado a estrada está muito ruim e é isso que eu ajeitar a estrada está muito ruim



    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem