Presidente em exercício do Comitê de Bacia do Rio Mearim, vereador Venâncio do Peixe, é informado sobre vistoria e abertura de comportas da barragem do Rio Flores

O Presidente em exercício do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim (CBHRM), vereador Venâncio da Silva Costa - Venâncio do Peixe -, foi informando pelo presidente da Comissão de Defesa Civil do Município de Pedreiras (COMDPEC),Lenoir Silva, sobre a abertura, na última segunda-feira, 1º de junho, sobre a abertura das comportas da barragem do Rio Flores.
O presidente da Defesa Civil realizou vistoria na Barragem do Rio Flores, em Joselândia, na região do Alto Mearim, acompanhado pelo presidente da da Associação dos Irrigantes - Piloto 1 e 2 - , Jackson Sousa, e pelo comandante do Tiro de Guerra de Pedreiras, Sub-Tenente Serafim.
Ao presidente do Comitê de Bacia Lenoir relatou que o objetivo da abertura das comportas é alimentar o Rio Mearim e esvaziar a barragem principal, cujo nível estava apenas a 1 metro e 25 centímetros da sua capacidade de armazenamento para o sangramento e que a manobra se estenderá até o mês de dezembro, alimentando o Rio Mearim, permitindo maior piscosidade e a utilização dos recursos hídricos, por parte dos produtores, para a irrigação.
A Barragem do Rio Flores tem capacidade para 1 bilhão e 400 milhões de metros cúbicos d’água. Sua construção foi iniciada em 1983 e concluída em 1987, com o objetivo de fazer o controle de enchentes da bacia do Mearim; melhoria da navegabilidade; aproveitamento de água para agricultura irrigada; e aproveitamento energético.
O Comitês de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim é um ente do Sistema Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos, constitui o “Parlamento das Águas”, espaço em que representantes da comunidade de uma bacia hidrográfica discutem e deliberam a respeito da gestão dos recursos hídricos compartilhando responsabilidades de gestão com o poder público.
Comitê é um termo que indica uma comissão, junta, delegação ou reunião de pessoas, para debate e execução de ações de interesse comum. Bacia hidrográfica é um território delimitado por divisores de água cujos cursos d’água em geral convergem para uma única foz localizada no ponto mais baixo da região. Unindo os dois conceitos: Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) significa o fórum em que um grupo de pessoas, com diferentes visões e atuações, se reúne para discutir sobre um interesse comum – o uso d’água na bacia.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem