Uma mulher de 58 anos e um homem de 45 são as duas primeiras pessoas infectadas com o Novo Coronavírus, com registro em Bacabal.

Assecom Bacabal, com fotos e Redação de Wanderson Ricardo - "Uma paciente do sexo feminino, de 58 anos e hipertensa, o que caracteriza comorbidade, mas estável e cumprindo isolamento domiciliar e, outro, um paciente de 45 anos sem nenhuma comorbidade, também em isolamento domiciliar e estável", são essas as características clínicas das duas primeiras pessoas identificadas com o Coronavírus em Bacabal, segundo explicou a médica Yvanna Carvalhal.
O secretário de saúde do município, James Soares, acrescentou que o paciente tem endereço firmado em Bacabal, entretanto reside em São Luis, que o mesmo veio a cidade para fazer o exame,  pois não conseguiu fazer o teste na capital, mas que já retornou e cumpre isolamento.
A confirmação dois casos positivos para o novo coronavírus (Covid-19) foi feita pelo secretário Municipal de Saúde, James Soares, no final da tarde de terça-feira, 14, em entrevista coletiva no auditório da secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Além do secretário, participaram da entrevista a Médica coordenadora do Comitê de Crise, Yvanna Lopes Carvalhal e a Coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, enfermeira Jessica Raianne.
Estado
De acordo com o último boletim sobre o novo coronavirus divulgado pela secretaria Estadual de Saúde (SES) o Maranhão tem 478 casos confirmados da doença, sendo 378 pacientes ativos, 68 recuperados e 32 óbitos.
Munido destas informações o secretário explicou que os dois pacientes de Bacabal tiveram testagem inicial positiva em laboratórios particulares da cidade, e que em seguida, após a Semus ser notificada e ter adotado de todos os critérios preventivos recomendados pelo Ministério da Saúde, o exame foi repetido e, mais uma vez confirmados ambos os casos nas contraprovas.
A coordenadora do departamento de vigilância epidemiológica, Jessica Raianne, informou que no Município de Bacabal já foram descartados 2 casos suspeitos, aconteceram dois óbitos por H1N1, além de que mais 5 pacientes suspeitos  aguardam resultados de exames para o novo coronavírus.
As autoridades municipais de saúde ainda destacaram que a gestão municipal está empenhada em combater a pandemia, por isso, conforme determinação do prefeito Edvan Brandão, as medidas que já foram tomadas continuam em vigor para evitar o aumento dos casos e ainda tratar paciente com sintomas da doença.
Eles também pediram que a população de Bacabal adote, com mais rigor, medidas de prevenção individual como a higienizar as mãos, evitar aglomerações e, que pessoas em situação de risco permaneçam em casa.

Suporte
Como suporte a incidência do vírus a secretaria Municipal de Saúde mantém 5 Unidades Básicas (UBS´s) em regime de plantão, das 07 às 19 horas, de segunda à sexta-feira, nos bairros da Areia, Cohab, Vila Coelho Dias, Santos Dumont e Juçaral, para a realização do primeiro atendimento aos pacientes com suspeita de casos, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que servirá para atender pacientes com sintomas leves e moderados, do trabalho diário de fiscalização das equipes de Vigilância Sanitária, que estão fiscalizando e orientando a população para cumprir as determinação exaradas nos decretos municipais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem