Lourival Souza: Celular - inimigo da atenção do motorista


Lourival Souza, engenheiro - Você grava vídeos da paisagem enquanto está dirigindo? Por favor, deixe que um passageiro faça isso por você. Definir o status nas redes, gravar vídeo conduzindo o automóvel e até tirar foto quando se está ao volante são ações que podem aumentar significativamente o tempo que você fica sem prestar a devida atenção ao trânsito.
Se, para gravar um vídeo de 5 segundos, por exemplo, há necessidade de destravar o celular, abrir o aplicativo da câmera e fazer a gravação, isso significa que talvez você tenha ficado sem olhar para a via por aproximadamente 10 segundos. Para se ter uma ideia, isso é como trafegar a 100 km/h, às cegas, por quase 280 metros enquanto você faz seu post – o equivalente a passar por quase 15 carretas enfileiradas sem perceber que elas estão ali.

E DÁ MULTA
É importante lembrar que o uso de smartphone ao volante é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro, atitude passível de multa de R$ 293,47, além de render 7 pontos na carteira de habilitação.
E tem mais: ao interagir com aplicativos do celular, você também pode ser autuado por não dirigir com as duas mãos ao volante. Mas mais importante do que não ser autuado é se conscientizar dos riscos que todos os envolvidos no trânsito correm quando o motorista se distrai.

DICAS DO CESVI
- Se você está de motorista, não use o celular para nada. Essa prática reduz a atenção em relação ao trânsito e também seus reflexos, diminuindo a capacidade de reação e aumentando o risco de se envolver em um acidente.
- Procure verificar suas mensagens pelo celular antes de sair de casa ou depois da viagem, quando chegar ao seu destino.
- Não deixe o celular entre as pernas enquanto dirige. Prefira o porta-luvas ou os compartimentos internos do carro.
- Pense nos outros. Ao usar o celular no trânsito, você coloca em risco não só a própria vida como a de todos aqueles ao seu redor. Fonte: http://www.cesvibrasil.com.br

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL DÁ ORIENTAÇÕES PARA VIAGEM
• Planejamento da viagem – O motorista deve se informar sobre as distâncias que vai percorrer, condições do tempo, pontos de parada, existência de postos de combustíveis e de restaurantes à beira da estrada. Não esquecer documentação pessoal e do veículo.

• Revisão preventiva – Providenciar a checagem do automóvel mesmo para pequenas viagens. Faróis acesos para ver e ser visto; pneus calibrados e em bom estado; motor revisado, com óleo e nível da água do radiador em dia. Não esquecer de verificar a presença e estado dos equipamentos de porte obrigatório, principalmente pneu estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de para-brisa e luzes do veículo;
• Pausas para descanso – O condutor deve programar paradas a cada 3 horas. Quem se expõe a muitas horas dirigindo fica sujeito ao fenômeno da "hipnose rodoviária", na qual se mantém de olhos abertos, mas sem percepção da realidade à sua volta. Ela vem acompanhada de sonolência, perda de reflexos e de força motora;
• Previsão do tempo – Procurar se informar sobre as condições do tempo nos lugares por onde vai passar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disponibiliza gratuitamente informações sobre o clima no endereço www.inmet.gov.br;
• Atenção redobrada – Observar as placas que indicam os limites de velocidade e as condições de ultrapassagem. Elas não foram colocadas naquele ponto da estrada sem motivo. Nos trechos em obras, o motorista deve reduzir a velocidade e obedecer a sinalização local.
• Descanso – Durma bem antes de qualquer viagem de automóvel. O sono e o cansaço são grandes inimigos de uma viagem segura.
• Cinto de segurança – Use sempre o cinto de segurança, este equipamento é obrigatório para todos os ocupantes do veículo.
Em caso de emergência, ligue 191.
Fonte: https://portal.prf.gov.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB (Lei nº 9.503/97)
O QUE É TRÂNSITO?
Art. 1º...... § 1º Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Facebook e Instagram: Campanha SOS VIDA
Twitter: @valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem