Pastor Boaventura Pereira de Sousa e Casimiro Mendes de Sousa agora são nomes de ruas em Bacabal

Assecom Câmara - O Pastor Boaventura Pereira de Sousa e o líder comunitário rural Casimiro Mendes de Sousa agora são nomes de ruas em Bacabal. As duas homenagens fora prestadas pela câmara municipal de Bacabal através de projetos de lei propostos pelos vereadores Irmão Leal (MDB) e Reginaldo do Posto (Patriota), ambos aprovados unanimemente.

Boaventura Pereira
Pela proposição de Leal passou a ser denominada como Rua Pastor Boaventura Pereira de Sousa, a via conhecida como Avenida das Burguesas, no Parque Santa Clara. O parlamentar justificou o projeto explicando que a rua não possuía uma denominação que orientasse corretamente quem não conhece o local, que para os residentes e trabalhadores daquela rua o nome de conhecimento é Rua das Burguesas, mas que no Google Maps a aparece com a denominação é rua do Arame.
A alteração, segundo o parlamentar, vem corrigir essa falha e não prejudica os moradores e transeuntes que utilizam aquele itinerário , além de ser uma justa e merecida homenagem ao Pastor Boaventura, um Cidadão do Mundo, pioneiro em várias obras sociais em nossa cidade que trabalhou em prol dos menos favorecidos através do Instituto Benemérito e do colégio Gunnar Vingre, propiciando educação gratuita a centenas de alunos, além de ter sido pioneiro também na educação profissional, realizando para os jovens da nossa cidade cursos preparatórios para o mercado de trabalho.
Boaventura Pereira Sousa nasceu em 14 de agosto de 1926 na cidade de Araioses, Maranhão, e se converteu ao protestantismo em 09 de abril de 1944, na Assembleia de Deus, em Magalhães de Almeida, Maranhão, na Congregação de Parnaíba, casando-se em 05 de abril de 1947 comi Inácia Saraiva Menezes Sousa, com quem viveu até o dia 24 de dezembro 1994. Foi autorizado evangelista em 17 de setembro de 1947 para trabalhar em Mata Roma, onde permaneceu por cerca de 5 anos, exerceu pastorado em Caxias, Maranhão de 1956 a 1960. 
Assumiu a direção da Assembleia de Deus em Bacabal em agosto de 1963. e aqui realizou um trabalho de desmembramento das cidades de São Luis Gonzaga, Lago Verde e Bom Lugar, entre outros municípios. Em 06 de novembro de 1986 lançou a pedra fundamental do que hoje se tornou um símbolo na nossa cidade, que é o templo na Rua Maranhão Sobrinho.
Recebeu sua jubilação em 22 de março de 1996 e entregou a liderança da congregação nesta cidade para o Pastor Francisco Raposo, em 19 de abriu de 1996. Em 22 de março de 1996 ocorreu seu segundo enlace matrimonial, desta feita, com Severina de Jesus Ribeiro Sousa, com quem percorreu o resto do tempo lhe dado em vida, vindo a descansar para o senhor no dia 11 de junho de 2017.

Casimiro Mendes
Pela proposição de Reginaldo passou a se chamar Rua Casimiro Mendes de Sousa, a rua principal do Residencial Euzébio Martins, antigo Mosquito, no Distrito de Brejinho.
Casimiro Mendes de Sousa é um dos mais ilustres moradores, senão o mais ilustre morador do Distrito de Brejinho, chegando àquela comunidade bacabalense nos distante ano de 1934, residindo harmonicamente entre os muitos amigos que ali construiu por cerca de 85 anos, sem que nenhuma mácula possa ser jogada contra o seu nome.
Faleceu recentemente, no dia 14 de junho deste ano de 2019 com 103 anos. Por tudo o que construiu, por tudo o que semeou e plantou junto com todos os familiares e amigos e, por demais merecedor desta homenagem.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem