Prefeitura inaugura Posto de Registro Civil no Hospital Materno Infantil

Assecom Semus, com reportagem de Wanderson Ricardo e fotos de Melquisedeque  Morais -  Aconteceu na manhã de hoje (23) a solenidade de inauguração do Posto de Registro Civil, do Hospital Materno Infantil (HMI) de Bacabal. A solenidade contou com a presença do prefeito Edvan Brandão, ladeado da vice-prefeita Graciete Lisboa, de vereadores, secretários municipais, gestores de Unidades Básicas Saúde; correligionários políticos e representantes da sociedade civil organizada.
O desembargador Marcelo Carvalho Silva, Corregedor Geral de Justiça do Maranhão, foi representado pela Juíza titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Bacabal, Vanessa Ferreira Pereira Lopes, que em sua fala destacou a importância da parceria entre a Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal do Estado do Maranhão, a prefeitura de Bacabal e os cartórios do 2º, 3º e 4º Ofícios -, como forma de combater os índices de sub-registro no Estado – que é justamente a condição característica de quem não possui o Registro Civil de Nascimento.
Manuel da Concórdia, vereador presidente do Poder Legislativo bacabalense, declarou que a implantação do cartório no hospital, é o resultado de uma iniciativa harmônica entre os poderes constituídos, com vista, na concessão de garantias de direitos fundamentais aos cidadãos bacabalenses.
Para o secretário municipal de Saúde, James Soares, os registros do recém-nascidos no Hospital Materno Infantil é um ato de dignidade que a Prefeitura por meio do prefeito Edvan Brandão e a secretaria de Saúde, disponibiliza para a sociedade.
Já para Graciete Lisboa, a inauguração do cartório, é mais uma demonstração de uma gestão pública que tem o interesse no bem estar social. Em sua argumentação, ela citou a entrega de 10 ambulâncias novas; o programa itinerante “saúde em movimento” que vem sendo desenvolvido na Zona Rural e o pagamento em dia dos servidores da saúde, como sendo ações expressivas do comprometido do governo municipal com a saúde pública.
A solenidade ainda contou com a entrega oficial da primeira certidão de nascimento. Eliane Almeida, é lagoaçuense, mãe da pequena Helen Sofia. Ela recebeu das mãos das autoridades, o registro de nascimento da filha, que nasceu no HMI na segunda-feira, 21.
Em seu discurso, o prefeito Edvan Brandão, parabenizou todos os funcionário do Materno Infantil em nome da diretora, Dulce Fernandes, e da coordenadora Ivonilde Feitosa, que trabalha atualmente sob o comando de Luciano Martins, na superintendência de atenção à saúde.
Edvan, lembrou da visita que recebeu do desembargador Marcelo Carvalho Silva, quando na oportunidade, dialogaram sobre a necessidade da fixação de um cartório no Hospital. O prefeito ratificou que tudo que o está acontecendo de bom na cidade é fruto do compromisso e do trabalho que tem realizado como gestor.
O prefeito de Bacabal concluiu sua fala determinando ao secretário de Saúde, James Soares, que dentro de 30 dias, o hospital também forneça um serviços de salão de beleza para que as mães saiam da maternidade com a auto estima renovada.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem