SAMU de Bacabal lança o projeto Samuzinho

Assecom Semus, redação Wanderson Ricardo, fotos Melquisedeque Moraes - Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 31, no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) o lançamento do projeto Samuzinho. O evento reuniu integrantes do órgão que atuarão na formação de crianças e pré-adolescentes sobre a conscientização quanto aos trotes e técnicas de primeiros socorros nas escolas da rede municipal de ensino.
Também participaram do lançamento o secretário municipal de Educação, professor Marcos Ferreira, o secretário municipal de Saúde, James Soares, entre outros convidados que atuam na área da Saúde e Educação.
A enfermeira e Coordenadora do Núcleo de educação e urgência (NEU), Athienne Maniva Teixeira, apresentou aos presentes os objetivos principais do projeto – que vão desde explicações sobre o funcionamento e atendimento realizado no órgão, até a realização de treinamentos sobre o que se deve fazer em situações de urgência.
“A gente lança esse projeto aqui em Bacabal, também com o intuito de diminuir os números de trotes. A gente sabe que quando uma criança recebe uma informação ela difunde muito mais essa informação do que o adulto,” explicou Athienne.
O secretário Municipal de Saúde, James Soares, exaltou a iniciativa como sendo louvável. “Essa parceria nossa com o SAMU e a secretaria de Educação é muito importante. Como vimos os danos causados pelos trotes são muitos. E não somente por essa questão mais na orientação de primeiros socorros que pode ser feito até a chegada do SAMU,” disse o secretário.
Na avaliação do secretário municipal de educação, a escolha das escolas para execução do projeto, foi recebida como um presente. “Nós estamos sendo presenteados porque estamos abrindo as portas das nossas escolas para que esses alunos possam ser informados e ter uma campanha de prevenção dessa natureza é extremamente relevante”, destacou Marcos Ferreira.
“Acredito que o Município só tem a crescer, e é um fortalecimento bom pra nossa gestão essa inciativa, e que mais órgãos tenham essa atuação e consigam desenvolver projetos como esse trazendo uma melhoria contínua para o município de Bacabal,” ressaltou o Superintendente de Atenção à Saúde, Luciano Carvalho Martins.
Para a diretora do SAMU, Marlene Farias, conscientizar e prevenir são duas tônicas que permeiam o trabalho no projeto Samuzinho.
“É muito importante a implantação do projeto Samuzinho visando o intuito de trabalhar na prevenção e conscientização de nossa crianças. Quero aqui agradecer ao prefeito de Bacabal, Edvan Brandão de Farias, a secretaria municipal de saúde, na pessoa do secretário James Soares, e ao professor Marquinhos, que é o secretário municipal de Educação, que são parceiros importantes nessa luta para implantação do projeto Samuzinho.”
As atividades do projeto Samuzinho iniciarão a partir do mês agosto nas escolas da rede municipal de ensino.

1 Comentários

  1. Todos estão de parabéns no que diz respeito as instalações de melhorias e parceirias ,em destaque o SAMU como principal receptor.Parabéns a todos os parceiros

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem