Mais uma demanda atendida: paciente do TFD Bacabal, Jonatas Lima de Moraes, recebe prótese auditiva

Assecom Semus - O mundo jovem Jonatas Lima de Moraes,  morador da Vila Coelho Dias, mudou completamente desde a manhã da última quinta-feira, 18 de julho, quando ele ouviu a primeira emissão clara de um som em toda a sua vida. Jonatas é paciente do Programa Tratamento fora de domicílio (TFD), da secretaria municipal de saúde (Semus) e recebeu das mãos da coordenadora do Programa, Franciane Santos, a prótese auditiva que lhe garantiu essa mudança.
A equipe do TFD de Bacabal que acompanha Jonatas, que identificou e diagnosticou sua deficiência auditiva, concluiu que somente com a aplicação e uso da prótese, ele teria o problema diagnosticado resolvido. Coube a coordenadora do programa, Franciane Santos, fazer gestões no sentido viabilizar essa solução.
O caso foi então levado ao conhecimento do novo secretário municipal de saúde de Bacabal, James Soares dos Santos, que, por sua vez mobilizou peças como o departamento de assistência à saúde, coordenado por Ivonilde Feitosa Pinto, e  a superintendência de atenção a saúde, dirigida Luciano Carvalho Martins. O esforço conjunto gerou a liberação de uma nova cota de aparelhos auditivos, sendo Jonatas o principal beneficiado.

Testemunha do momento que o garoto começou escutar, da sua emoção ao ouvi, Franciane explica que agora Jonatas terá que ser acompanhado por um fonoaudiólogo, para que possa apreender a falar, o que vai melhorar em muito a sua qualidade de vida, assim como de toda a sua família, estendendo agradecimentos e exaltando a sensibilidade do secretário James Soares, além da destreza do mesmo em resolver a demanda.

A coordenadora revela que, o esforço gerido para a solução do caso de Jonatas, abriu as portas para a liberação de novas cotas de próteses auditivas, a primeira dia 25 e a segunda dia 30 do mês de julho, que beneficiarão a novos pacientes do TFD Bacabal.

As próteses auditivas

As próteses, ou sistemas de amplificação, são poderosos instrumentos que se utilizados adequadamente, muito podem fazer para amenizar os problemas relacionados à deficiência auditiva.
As próteses auditivas ou aparelhos auditivos são amplificadores eletrônicos utilizados por pessoas que apresentam dificuldade de ouvir ou que não ouvem os sons na intensidade em que são apresentados.

Eles possuem um ou mais microfones que captam o som do ambiente. O sinal acústico é transformado em sinal elétrico, que é amplificado e adaptado de acordo com a perda auditiva. O receptor reconverte o sinal elétrico em sinal acústico e o direciona para dentro do canal auditivo.



Os aparelhos auditivos melhoram a compreensão da fala em várias situações e dão suporte às muitas funções do sistema auditivo humano como localização sonora, compreensão, dentre outras.
Na abordagem médica da deficiência auditiva são fundamentais a identificação precoce, as avaliações completas, o diagnóstico preciso e um conveniente tratamento.
A primeira providência nesse sentido é a avaliação para indicação de um AASI (Aparelho de Amplificação Sonora Individual).
A indicação do uso de aparelhos auditivos é para pessoas com deficiência auditiva não passível de intervenção médica e/ou cirúrgica.
Somente por meio do trabalho de uma equipe multidisciplinar (Otorrino, Fonoaudiólogo e empresas fabricantes desses aparelhos), é que o objetivo final poderá ser alcançado, ou seja, auxiliar o deficiente auditivo a lidar melhor com as incapacidades e desvantagens geradas pela perda auditiva, por meio do uso do AASI adequados as suas necessidades audiológicas e estéticas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem