Helena Barbosa, assessoria comunicação Corregedoria - A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão realiza, no período de 22 a 26 de abril, correição geral ordinária nos fóruns de Pastos Bons, Passagem Franca e Buriti Bravo, localizados no polo judicial de São João dos Patos. Durante a correição ordinária, os serviços forenses acontecem normalmente, sendo mantidas a distribuição, a realização das audiências e o atendimento às partes e seus procuradores.
A correição nessas comarcas faz parte do calendário de correições gerais ordinárias e extraordinárias que a Corregedoria realiza anualmente nas unidades jurisdicionais, com a finalidade de acompanhar e verificar o andamento regular dos processos e serviços judiciários nas secretarias judiciais e serventias extrajudiciais (cartórios). A programação de correições, iniciada em 8 de fevereiro será encerrada nas comarcas de Imperatriz e Senador La Roque, no período de 21 a 25 de outubro.
O juiz corregedor auxiliar da CGJ-MA, Raimundo Bogéa, preside os trabalhos correicionais, com o apoio das diretorias dos fóruns e a participação de uma equipe de servidores designados para auxiliar os trabalhos.
O juiz corregedor auxiliar da CGJ-MA, Raimundo Bogéa, preside os trabalhos correicionais, com o apoio das diretorias dos fóruns e a participação de uma equipe de servidores designados para auxiliar os trabalhos.
ORDINÁRIA
De acordo com a Resolução nº 14/2019, do Tribunal de Justiça do Maranhão, a análise processual na correição ordinária será feita por amostragem, com base no acervo processual da unidade correicionada. Deverão ser analisados, no mínimo, os vinte processos mais antigos do acervo em tramitação. Os demais serão escolhidos aleatoriamente dentre os demais processos da unidade.
Qualquer pessoa interessada em colaborar com os trabalhos poderá apresentar sugestões, noticiar irregularidades, formular reclamações ou oferecer representações, relacionadas aos serviços prestados pela unidade sob correição, ou, ainda, observações que visem à adequação e aprimoramento dos mesmos serviços.
Por meio da Portaria nº 345/2019, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, disciplinou as correições ordinárias e extraordinárias a serem realizadas ao longo do ano de 2019, em pelo menos um terço das unidades jurisdicionais do Estado, com a lista dass comarcas e as datas das correições.