Comando regional do MDB deve desmanchar o acerto de Verde e Rocha com Rossi e Braide

Roberto Costa reagiu a jogada de Cléber Verde e Hildo Rocha para Eduardo Braide ser apoiado pelo MDB
Ribamar Corrêa, repórter tempo - A decisão do presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP) de avalizar o apoio do partido à candidatura do prefeito Eduardo Braide (PSD) à reeleição, atendendo a pedido do presidente da comissão provisória da legenda em São Luís, deputado federal Cléber Verde, com o aval do suplente de deputado federal Hildo Rocha, abriu uma crise na agremiação emedebista. E por tudo o que foi falado publicamente e nos bastidores sobre o assunto nas últimas horas, esse apoio dificilmente será formalizado, uma vez que o comando estadual do partido, presidido por Marcus Brandão, já legitimado por convenção estadual, deve contra-atacar para reverter a decisão, conforme declaração do vice-presidente estadual, deputado Roberto Costa. Disse ele, com todas as letras:

“É uma posição do presidente nacional, a gente respeita, mas a decisão (final) será dos filiados. Na convenção será montada uma chapa para o diretório municipal e os filiados mostrarão sua posição, que é diferente dessa da nacional”.

Nos bastidores do partido, a ousada jogada de envolver o presidente nacional Baleia Rossi nesse imbróglio doméstico do MDB foi do presidente municipal Cléber Verde e do suplente federal Hildo Rocha, sem o aval da direção estadual da agremiação. Ambos têm trânsito com a cúpula nacional do partido e acabaram induzindo o chefe maior do MDB a se posicionar contrariando o comando estadual. Cléber Verde mantém duas secretarias na atual gestão e Hildo Rocha, que é bolsonarista roxo, não admite o apoio do MDB ao deputado federal Duarte Jr. (PSB). Os dois convenceram o prefeito Eduardo Braide de que uma manifestação do presidente nacional Baleia Rossi resolveria a pendência, uma vez que inibiria qualquer reação por parte do comando estadual do MDB.

Cléber Verde e Hildo Rocha cometeram um tremendo erro de cálculo, por que tudo indica que o tiro sairá pela culatra.

A primeira e serena reação do deputado Roberto Costa foi um recado claro e direto de que o MDB não apoiará a candidatura do prefeito Eduardo Braide. A inclinação do partido é no sentido de que, uma vez que não tem candidato próprio, o seu caminho será respaldar o candidato a ser apoiado pelo governador Carlos Brandão (PSB), que é o socialista Duarte Jr.. É essa a posição da cúpula estadual do partido, manifestada há meses, quando o então recém nomeado presidente da comissão provisória do MDB em São Luís, deputado federal Cléber Verde, declarou que “o MDB vai apoiar a reeleição do prefeito Eduardo Braide”, causando mal-estar na cúpula partidária.

Colocando os pingos nos is, conforme o entendimento dominante na cúpula regional: se o presidente da comissão provisória de São Luís, deputado federal Cléber Verde, não desfizer a tempestade que criou, o partido realizará convenção municipal com maioria contrária ao apoio do MDB ao prefeito Eduardo Braide, e o deputado federal Cléber Verde, mesmo que venha a ser confirmado presidente na convenção, amargará um revés que certamente fragilizará sua posição no comando do partido na Capital. Ou poderá sofrer um tombo maior, que será perder o comando partidário, o que parece não ser o caso. Em termos práticos, foi essa a bomba embutida no recado do vice-presidente regional do partido, deputado Roberto Costa.

Político de larga experiência e craque no uso do ardil, o deputado federal Cléber Verde armou uma jogada ousada e sabe que assumiu um grande risco nesse jogo. Tem tempo para reverter a situação, como também para tentar convencer a cúpula estadual de que esse é o caminho. Só que na segunda hipótese suas chances são iguais a zero. Isso porque, conforme declarações feitas na convenção que entronizou Marcus Brandão no comando do MDB, o partido marchará alinhado ao governador Carlos Brandão, apoiando o seu candidato a prefeito de São Luís, no caso o deputado federal Duarte Jr.. Essas manifestações consolidaram as declarações do deputado Roberto Costa reagindo ao deputado federal Cléber Verde sobre a posição do partido na Capital.

O apoio do MDB a qualquer dos candidatos a prefeito de São Luís é importante no aspecto político e pode ser também na seara eleitoral. Mas o que vale mesmo é o tempo de campanha no Rádio e na TV, já que o espaço garantido pelo MDB é expressivo e pode ser decisivo, se bem usado. É por isso que brigam, de fato, o prefeito Eduardo Braide e o deputado federal Duarte Jr..

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem