Em demandas para a zona rural vereador Venâncio do Peixe requer campos aradados, reforma na escola da Prainha e iluminação a led em Alentejo

Da assessoria - Em demandas voltadas para a zona rural do município de Bacabal o vereador Venâncio da Silva Costa, o Venâncio do Peixe (PDT), apresentou mais 03 proposições, que foram aprovados pelo plenário da câmara, na sessão ordinária semanal realizada na última quarta-feira, dia 31 de maio.

No Requerimento nº 99/2023 o vereador sugere ao prefeito Edvan Brandão de Farias (PDT), que autorize o secretário municipal de agricultura, Inaldo Nascimento Silva, a implementar amplo programa e aração e gradagem de campos, no sentido de atingir e beneficiar a todos os produtores inseridos no contexto da agricultura familiar, neste Município.

Exemplifica, em sua justtificativa, que tecnicamente a aração provoca a aeração das camadas, permitindo maior introdução de oxigênio e expulsão de gás carbônico, o que facilita os processos químicos e biológicos da oxigenação do solo. Entre as operações agrícolas com denominação geral de preparo periódico do solo, a aração é a mais antiga e comumente realizada.

Lembra que nesse trabalho é usado a grade aradora, que é um implemento aplicado para rompimento e suavização da superfície do solo. Ela é diferente do arado, que permite cultivos mais profundos. As grades apresentam uma estrutura pesada (com dentes, discos, correntes e outros meios para movimentar o solo), requerida para que os discos penetrem na terra.

Recorda que a chamada gradagem é um procedimento de preparação do solo, executado por maquinário, para que o plantio possa começar. Conforme a pasta, os equipamentos usados na gradagem são do projeto Patrulha Agrícola, que oferece as horas de trabalho do maquinário, e que isso tem um custo elevado, o que faz com que muitos pequenos produtores, trabalhem com o plantio direto.

No Requerimento nº 100/2023 sugere a imediata reforma da Escola do povoado Prainha, arguindo que a unidade existente no lugarejo é um dos colégios mais importantes dentro da estrutura da secretaria municipal de educação de Bacabal. Para a comunidade do povoado ela representa a redenção dos seus filhos, uma vez que é lá que eles se preparam educacionalmente para vencer a vida.

Arguiu também, que a comunidade do povoado e a comunidade estudantil clamam, pois precisam, que essa reforma seja imediatamente agilizada pelo poder público municipal. As dependências físicas da unidade já não recebem mais com dignidade a professores, alunos e funcionários.

No Requerimento nº106/2023 sugere o prefeito autorize ao Departamento de Iluminação Pública a imediata Instalação novas lâmpadas de LED, no povoado Alentejo explicando que a iluminação pública é um dever dos municípios, que investem o dinheiro que é cobrado dos moradores na taxa de energia elétrica. A opinião é unânime: iluminação eficiente traz a sensação de segurança. Uma rua bem iluminada já coíbe a ação de ladrão, de qualquer pessoa que esteja mal intencionada. Os benefícios da iluminação são ainda maiores. Além da segurança contra violência, tem a segurança no andar, no caminhar, se enxerga melhor.

Mostrando que a iluminação pública é assunto da prefeitura. O município tem o dever de iluminar as ruas, praças e outros bens públicos. A prefeitura também deve fazer a manutenção, a renovação e a expansão do sistema, e, que em Alentejo, em razão da pouca qualidade das lâmpadas, a intervenção se faz necessária.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem