Roberto Costa, ao lado de Sarney, Iracema Vale e outras autoridade, na abertura das comemorações pelos 200 anos de Gonçalves Dias/Divulgação
Agência Assembleia - O deputado estadual Roberto Costa participou, na noite desta terça-feira (3), da abertura da programação comemorativa pelos 200 anos do poeta Gonçalves Dias, realizada pela Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) e governo do estado. O parlamentar é autor da proposição para realização de Sessão Solene na Assembleia Legislativa, em agosto próximo, com o intuito de celebrar o bicentenário do poeta.
O evento ocorreu no Convento das Mercês com a presença do ex-presidente José Sarney, do governador Carlos Brandão, da primeira-dama Larissa Brandão, da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, deputados e outras autoridades.
O presidente da FMRB, Kecio Rabelo, explicou que o Bicentenário de Gonçalves Dias contará com vários eventos em São Luís e Caxias. Serão exposições, momentos poéticos, performances, concurso de poesia, programações que se estenderão até novembro.
“Gonçalves Dias colaborou muito com o Brasil, com a nossa cultura, difundiu para além daqui da nossa terra e deve ser lembrado e homenageado por sua obra. E tudo aquilo que ele deixou como legado precisa ser mais conhecido por todos nós”, disse Kécio Rabelo.
Roberto Costa disse que Gonçalves Dias não foi apenas poeta e advogado. "Ele tem uma importante trajetória. E a nossa proposição vem com o objetivo de reverberar os seus feitos além da literatura. Ele foi professor, historiador, jornalista e avaliador da instrução pública a convite do Governo Imperial, então, merece destaque pela Casa e ser mais conhecido”, enfatizou.