Sob o comando do deputado Florêncio Neto Comissão de Saúde da Alema conhece trabalho da ONG Céu da Boca no Hospital Juvêncio Mattos

Deputados Florêncio Neto, presidente da comissão, Carlos Lula, Dra. Vivianne e Cláudia Coutinho foram recebidos pela presidente da ONG, Ingrid Consolaro
Deputados Florêncio Neto, Carlos Lula, Dra. Vivianne e Cláudia Coutinho conhecem as ações realizadas pela ONG/Miguel Viegas
Agência AssembleiaA Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Maranhão conheceu, nesta quarta-feira (31), o trabalho desenvolvido pela ONG Céu da Boca, no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, voltado ao atendimento multiprofissional de crianças com fissura labiopalatina e deformidade craniofacial.

Na visita, os deputados Florêncio Neto (PSB), presidente da comissão, Carlos Lula (PSB), Dra. Vivianne (PDT) e Cláudia Coutinho (PDT) foram recebidos pela fundadora e presidente da ONG Céu da Boca, Ingrid Consolaro, que apresentou as ações desenvolvidas pela organização e as demandas do projeto social.

“Nós temos conhecimento do trabalho da ONG Céu da Boca já há algum tempo. Estiveram conosco na nossa reunião da Comissão de Saúde por duas vezes, relatando as dificuldades, os problemas e a importância de encontrar na Assembleia Legislativa apoio para continuar avançando com esse projeto, que tem feito tão bem para o Maranhão”, afirmou o deputado Florêncio Neto.

O parlamentar disse que entre as necessidades da ONG está a implantação de um Centro de Referência em Anomalias Craniofaciais no Hospital Juvêncio Mattos e garantiu que a Comissão de Saúde da Casa está mobilizada para a efetivação dessa estrutura.

“Vai ser muito bom, porque vamos tratar em um lugar só várias crianças de todo o Maranhão. Já estamos fazendo um pedido à Secretaria de Estado da Saúde para que encaminhe a sua equipe de engenharia para que a gente possa ter esse projeto e, posteriormente, conseguir a execução dessa obra através da Secretaria de Estado de Infraestrutura. Também vamos fazer uma grande mobilização de emenda parlamentar para a aquisição de equipamentos e, assim, termos um serviço de referência”, assinalou Florêncio Neto.

Parlamentares que integram a Comissão de Saúde foram recebidos pela presidente da ONG, Ingrid Consolaro/Miguel Viegas

Apoio
O deputado Carlos Lula ratificou que, a partir dessa visita, a Comissão de Saúde deve tomar uma medida coletiva para a estruturação das ações da ONG Céu da Boca. “A gente tem certeza de que o que vamos fazer é ter condições de ampliar os serviços e atender ainda mais crianças e pacientes do Maranhão”, completou.

Dentista por formação, a deputada Dra. Vivianne afirmou que, como ortodontista, já teve a oportunidade de atender pacientes com fissura labiopalatina e que a condição, além de ser uma questão de saúde, é também social, pois abala a vida de muitas crianças e famílias.

“O objetivo é que os pacientes labiopalatinos fissurados tenham um tratamento multidisciplinar e de alto nível técnico. Estou muito realizada e vou mergulhar, apoiar com toda certeza, e indicar, junto com toda a Comissão de Saúde, para que isso vire uma realidade”, assegurou.

Ingrid Consolaro agradeceu o apoio dos parlamentares e explicou que, além do Hospital Juvêncio Mattos, a ONG também tem parceria com o Hospital Carlos Macieira, Aldenora Bello e Hospital Geral do Câncer Tarquínio Lopes, atuando por meio de cirurgias e projetos de pesquisa.

“Essa parceria que temos com os hospitais públicos do Maranhão faz com que a gente atenda esses pacientes com excelência, porque é uma equipe multiprofissional desde o diagnóstico até o tratamento final, que começa ao nascer e vai até os 21 anos de idade. Então, temos todo esse segmento gratuitamente no estado do Maranhão”, disse a presidente e fundadora da ONG Céu da Boca.

Deputados que integram a Comissão de Saúde da Alema com equipe da ONG Céu da Boca/Miguel Viegas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem