Desembargadora Angela Salazar eleita vice do Colégio de Presidentes dos TREs

Eleição ocorreu durante 78º Encontro do Coptrel
Desembargadora Angela Salazar eleita vice do Colégio de Presidentes dos TREs
Portal TRE, TRE-BA com ediçãoA presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargadora Angela Salazar, foi eleita na sexta-feira, dia 5 de agosto, vice- presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). Também integram a nova comissão executiva os desembargadores Roberto Maynard Frank (Bahia) como presidente e José Paulo Calmon (Espírito Santo) como secretário.

A eleição foi realizada durante o 78ª Encontro do Colégio, que reuniu os presidentes da justiça eleitoral em Salvador. Acompanharam a presidente Angela Salazar a juíza auxiliar da presidência, Rosângela Prazeres, o diretor-geral, Hebert Leite, e a coordenadora de Comunicação, Danielle Cavaignac.

78ª Coptrel
O encontro realizado no Hotel Wish, em Salvador, teve início na quinta, 4 de agosto, com reuniões setoriais de diretores-gerais e assessores de comunicação. Já no dia 5 de agosto contou com a presença do presidente do TSE, ministro Edson Fachin, que destacou a importância de articulação entre o TSE e os Regionais, pontuando questões essenciais ao pleito.

“A Justiça Eleitoral brasileira, a serviço de aproximadamente 156 milhões de eleitores está preparada para realizar a organização logística do pleito e assegurar que a vontade popular se manifeste de modo livre e consciente, por meio do voto”, afirmou o ministro.

As discussões do Coptrel foram norteadas pelo enfrentamento à desinformação, estratégias relacionadas à pandemia e segurança nas eleições.

Antes, presidentes, diretores-gerais e assessores participaram na sede do TRE-BA do Seminário “Eleições Gerais 2022, Democracia e Transparência”.

Diretores-Gerais
O diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rui Moreira, conduziu os debates que, dentre outras pautas, trataram de questões relativas ao fundo partidário, ética e transparência, organização da votação, teste de integridade dos sistemas, além da convocação de mesários. Os diretores-gerais debateram ainda questões ligadas à segurança das eleições e logística do pleito, em especial no que se refere ao transporte das urnas eletrônicas.

Assessores de Comunicação
Foram tratadas ações estratégicas para o período eleitoral, principalmente às de enfrentamento à desinformação; cobertura e atendimento à imprensa no dia do pleito, bem como as campanhas informativas voltadas aos eleitores que deverão acontecer até as eleições. Os assessores discutiram sobre a minuta de Resolução da Política Nacional de Comunicação que contempla a estruturação das assessorias para atuarem de forma integrada, abarcando as principais competências da comunicação pública, principalmente no ambiente digital.

Sobre o Coptrel
O COPTREL, fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), é uma entidade de sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil. O Colégio é integrado por desembargadores presidentes de TREs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem