Vereadores Venâncio do Peixe e Reginaldo do Posto são reeleitos para o Conselho de Bacias do Mearim

Os vereadores Venâncio do Peixe e Reginaldo do Posto, ambos do PDT, foram reeleitos como vice-presidente, e membro efetivo - representando a Câmara Municipal de Bacabal,  do Conselho de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim. A eleição aconteceu ontem, terça-feira, dia 19 de abril, na cidade de Igarapé Grande, no salão Paroquial da Igreja matriz, e reconduziu, também o presidente Darlan Pereira Fernandes ao cargo, assim como elegeu Marta Silva Lima como secretária e os demais membros que foram a sua diretoria.

Dentro da Assembleia Geral em que aconteceu a eleição fora, apresentadas experiências exitosas realizadas nos municípios de Esperantinópolis, Lago da Pedra, Lago dos Rodrigues, Bernardo do Mearim e Lima Campos.

Foi discutida, ainda, a conjuntura atual da Política de Recursos Hídricos do Maranhão e, lido o relatório das principais ações do CBH – Rio Mearim 2020 -2021, além de apresentado o vídeo Nascentes Rio Insono, produzido por Joaquim Cantanhede e apresentando um relatório técnico sobre a  situação das Nascentes do Rio Flores.

O vereador Venâncio do Peixe, que tem a pesca como profissão, participa do CBH Rio Mearim desde a sua fundação. Reginaldo do Posto se engajou na luta posteriormente tendo atuação destacada dentro do Comitê.

O parlamentares bacabalenses destacam que o CBH trabalha com possibilidade da utilização racional dos recursos hídricos pela adoção de medidas e tecnologias que garanta uma diminuição das perdas por parte dos sistemas de distribuição de água e pela implantação de tecnologias nos setores industrial e agrícola para maior eficiência no processo produtivo de forma a diminuir o consumo de água ou, pelo aumento da produtividade. O cenário alternativo se subdivide em: alternativo realista, alternativo otimista e alternativo pessimista.

CBH RIO MEARIM

O Comitê da Bacia do Mearim é um grupo formado por representantes de todos os setores presentes na bacia do Rio Mearim, com o objetivo de discutir e participar da gestão da bacia. Este grupo vem desenvolvendo um processo de mobilização dos diversos setores interessados – os poderes públicos do estado do Maranhão, a sociedade civil organizada ligada aos recursos hídricos, e os usuários dos recursos hídricos – com vistas ao apoio, acompanhamento da elaboração e execução do Plano da Bacia do Mearim.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem