Lourival Souza: Trocar o carro pela bicicleta é uma alternativa sustentável e saudável!

Lourival Souza, engenheiro - Trabalhar de bicicleta, não só é uma ótima oportunidade para praticar uma atividade física, como também, significa contribuir para o meio ambiente.

Você trabalha perto de sua casa? A quantos quilômetros de distância? Já considerou ir trabalhar de bicicleta?

Pois é, muito além de uma enorme economia, ainda mais em tempos de combustíveis com preços lá nas alturas, ir trabalhar de bicicleta, não só é uma ótima oportunidade de usar esse tempo para praticar uma atividade física, como também, significa contribuir para o meio ambiente.

Certamente, você já deve ter ouvido falar sobre sustentabilidade e práticas que colaboram com a preservação do meio ambiente e de seus recursos naturais. E por ajudar a reduzir os níveis de CO2 nas cidades, vem sendo incentivado, cada vez mais, o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável.

Assim, ao aderir a essa prática, você não só estará contribuindo com o meio ambiente, como fazendo economia e colaborando para sua saúde e bem-estar.

Então, que tal começar a fazer da bike seu meio de transporte para trabalhar? Claro, desde que o mesmo não fique tão distante.

O ideal, em termos de praticidade, é que você leve uns 30 minutos entre o trabalho e sua casa. O que, em termos de distância, significa, mais ou menos, 10 km de distância.
Benefícios para a saúde e o bem-estar

Nem é preciso ressaltar os benefícios das pedaladas à saúde física e mental, com muitas vantagens ao bom funcionamento do corpo e da mente.

Ao adotar essa prática, por exemplo, a falta de tempo, que para muitos é um grande empecilho para a realização de atividades físicas, nesse caso, não será mais.

Tonificar os músculos, ajudar a perder peso, melhorar a respiração e a circulação, turbinar a disposição, são só algumas, entre as muitas, vantagens de aderir às pedaladas.

Mas, ao ir pedalando para o trabalho, além de cuidar da saúde física, estará cuidando, também, da saúde mental, pois pedalar ajuda a liberar substâncias que garantem sensações de bem-estar, relaxamento e felicidade.

Claro, com isso, o organismo acaba estimulando a circulação e a irrigação de sangue para o cérebro. Dessa forma, acaba garantindo boas noites de sono, melhoras no humor e, por outro lado, combatendo a ansiedade e depressão.
Melhora da mobilidade urbana

Inegavelmente, o volume de carros nas ruas está cada vez mais alto e, segundo pesquisas, a tendência é crescer ainda mais nos próximos anos. Nesse sentido, sem dúvida, a adoção da bicicleta como meio de transporte pode significar uma alternativa bastante interessante para quem deseja fugir dos congestionamentos caóticos.

Enxergando isso, não são poucas as cidades que já começaram a considerar meios, infraestrutura e segurança para fazer com que as pessoas optem pela bike como um meio de transporte viável para o dia dia. Fonte: portaldotransito.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 304. Deixar o condutor do veículo, na ocasião do acidente, de prestar imediato socorro à vítima, ou, não podendo fazê-lo diretamente, por justa causa, deixar de solicitar auxílio da autoridade pública:

Penas - detenção, de seis meses a um ano, ou multa, se o fato não constituir elemento de crime mais grave.

Parágrafo único. Incide nas penas previstas neste artigo o condutor do veículo, ainda que a sua omissão seja suprida por terceiros ou que se trate de vítima com morte instantânea ou com ferimentos leves.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa de sábado do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRÂNSITO
Twitter: @valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem