Vereador Reginaldo do Posto cobra da prefeitura resolução para problema das bocas de lobo da Rua Rui Barbosa


Com redação de Abel Carvalho e fotos de Cléber Lima - "Senhor Presidente, na forma regimental solicito a Vossa Excelência que, depois de ouvido o plenário, a secretaria da Casa encaminhe Indicação ao Ilustríssimo senhor Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Carlos Jorge Santos Silva, solicitando do mesmo a recuperação das bocas de lobo existentes nos cruzamentos da Rua Rui Barbosa com a Rua Padre Carvalho e da Rua Rui Barbosa com a Rua Antônio Lobo, neste Município". Este é o interior teor da Indicação nº 46/2021, de autoria do vereador Reginaldo do Posto (PDT), cobrando do executivo a resolução do grave problema levantado.
O pedetista justificou, também em transcrição aqui literal, que "o serviço de manutenção, desobstrução, limpeza e conserto de bueiros, galerias e bocas-de-lobo é realizado manual e mecanicamente e tem o objetivo de garantir o escoamento da água e impedir que materiais sólidos, retidos durante as chuvas, obstruam a drenagem das águas.
Um sistema de drenagem urbana de águas pluviais é um serviço público que visa o conforto da população, protegendo-a contra a ação das águas que escoam pela superfície do terreno. Um elemento essencial à boa eficiência do sistema é a boca-de-lobo, cuja função é captar a água que escoa pela sarjeta. A boca de lobo, também conhecida como meio fio vazado, é inserida em intervalos do meio fio. Trata-se de uma peça com orifícios que permite que a água seja drenada até a rede de escoamento. Sua aplicação é absolutamente essencial para evitar alagamentos. Nos cruzamentos citados nesta Indicação a situação requer urgente solução.
Vale lembrar, senhor Presidente, que a Rua Rui Barbosa é cortada por uma extensa galeria pluvial.
Certo de que providências serão tomadas, antecipadamente agradeço. Assim conto com o apoio dos demais vereadores.
Diante do exposto, solicito desta Mesa o encaminhamento da Indicação".

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem