Em 05 novas proposições vereador Venâncio do Peixe sugere a instalação de biblioteca virtual, implantação de Ecopontos, calçamento com bloquetes, requalificação asfáltica e revitalização de iluminação


Com redação de Abel Carvalho e foto de Cléber Lima - Em 05 novas proposições o vereador Venâncio do Peixe (PDT) aborda diferentes temas para sugerir soluções para problemas diversos vividos pela comunidade Bacabalense. Todas as proposições, apresentadas na sessão ordinária de ontem, quarta-feira, 29 de setembro, realizada pela câmara municipal de Bacabal, foram aprovadas de forma unânime.
Na primeira proposição, o Requerimento que sugere a instalação da Biblioteca Pública Virtual Municipal de Bacabal, Venâncio explica que as bibliotecas virtuais têm se configurado como um novo paradigma no que se refere à democratização do acesso à leitura e à informação. Frisa que elas apresentam um enorme potencial no sentido de superar barreiras geográficas e físicas, uma vez que seu conteúdo pode ser acessado a qualquer tempo e em qualquer local, permitindo aos seus usuários o acesso online aos seus conteúdos através de dispositivos como celulares, tablets, notebooks, dentre outros.
Na segunda proposição, o Requerimento que sugere a implantação de Ecopontos em todo o Município de Bacabal, explica que é através dos Ecopontos que a Prefeitura deve encaminhar para a destinação adequada de resíduos sólidos, atendendo a ordem de prioridade para o gerenciamento dos resíduos que é reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Ou seja, é essa a maneira do descarte ambientalmente adequado.
Na terceira proposição, o Requerimento que sugere o calçamento, com a utilização de bloquetes de cimento, para as ruas que mais sofram com problemas de alagamento nos bairros Tresidela, Vila Almiro Paiva, Vila da Paz (Almas) e Pantanal, explica que o uso de bloquetes na pavimentação de ruas de médio e pequeno porte propicia economia, rapidez e versatilidade na manutenção, além de contribuir com o aspecto climático por irradiar menos calor do que o sistema tradicional com asfalto. Isso por causa de sua composição cimentícia de cor clara e porosa, o que possibilita a capacidade de refletir e que as vantagens da utilização desse material como pavimento é que com rejuntamento simples de areia, possibilita-se a infiltração no solo condicionando uma absorção média diminuindo o escoamento superficial causador de enxurradas que leva transtorno a população, além de na necessidade de se dar manutenção nas redes de água e esgoto, podem ser retirados.
Na quarta proposição, o Requerimento que sugere a requalificação asfáltica do Centro Cultural Prefeito José Vieira Lins (Antiga Avenida Eusébio Trinta, explica que o Centro Cultural é o portal de entrada da cidade, tendo movimento intenso e perene. É naquela área que a cidade de faz viva em sua mais dura plenitude tanto durante o dia quanto a noite. Por lá circulam transeuntes a pé, cliclistas, motociclistas, carroceiros, veículos pequenos e grandes veículos, além de máquinas pesadas. É intenso, também, o movimento comercial. São dezenas de bares, restaurantes e pontos de comércio diversos. A sua requalificação asfáltica é uma necessidade, tendo em sua a sua grande importância. Mobilidade, fluidez do trânsito no local e desenvolvimento do comércio, são alguns dos benefícios diretamente ligados à melhoria desta intervenção urbana.
Na sua quinta proposição, o Requerimento que sugere a Instalação de novas lâmpadas na Avenida Governador João Alberto Sousa, explica que a avenida é uma das mais importantes vias de Bacabal e é muito usada para a para a prática de exercícios por milhares de pessoas diuturnamente. Que a Iluminação pública é um dever dos municípios, que investem o dinheiro que é cobrado dos moradores na taxa de energia elétrica. A opinião é unânime: iluminação eficiente traz a sensação de segurança. Uma via bem iluminada já coíbe a ação de ladrão, de qualquer pessoa que esteja mal intencionada. Os benefícios da iluminação são ainda maiores. Além da segurança contra violência, tem a segurança no andar, no caminhar, se enxerga melhor.

2 Comentários

  1. Parabéns ao Abel Carvalho pela matéria e ao variador Venâncio pela iniciativa

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Abel Carvalho pela matéria e ao variador Venâncio pela iniciativa aparte desse momento esse blogueiro vai decola nas audiências

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem