Prefeitura lança Campanha Setembro Amarelo em Bacabal


Assecom Bacabal com fotos e redação de Wanderson Ricardo - A prefeitura municipal de Bacabal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), lançou nesta quinta-feira, 09, a campanha “Setembro Amarelo”, que visa à valorização da vida e o combate ao suicídio no município. Diversas ações alusivas ao tema serão realizadas durante todo o mês de setembro por meio da Semus, em parceria com outras secretarias municipais. Palestras, rodas de conversas, trocas de experiências e atendimento com profissionais da área e uma caminhada no dia 30 de setembro, são algumas das ações.
O lançamento da campanha aconteceu no Centro de Especialidades Dr. Coelho Dias e contou com a presença do prefeito Edvan Brandão, que estava ladeado da primeira-dama Ivaneide Brandão, secretário de administração Davi Brandão, James Soares secretário municipal de saúde, Rosilda Alves secretária municipal de educação, Luciano Martins superintendente de atenção à saúde, Aline Soido diretora do Centro de Especialidades, além de profissionais da saúde e vereadores da base governista.


A psicóloga clínica Vilciele Damasceno falou sobre a importância da campanha iniciar pelos profissionais da saúde. “Trabalhar quem vai acolher, quem vai receber essas pessoas que estão em sofrimento, é de suma importância. Então a gente busca orientar, dar informações para que realmente o serviço possa oferecer acolhimento preciso e um suporte para aquele momento de sofrimento”.
“É um período que estamos sofrendo muito principalmente devido à pandemia. Então, estamos trabalhando bastante nisso, trabalhando em nossas UBS´s e aqui hoje com os profissionais trabalhando essa nova abordagem, recebendo essas orientações e capacitando nossos servidores para tratar da melhor forma a população que busca esse atendimento especializado”, disse o secretário municipal de saúde James Soares.


O prefeito Edvan Brandão também reconheceu a importância da campanha, levando em consideração o aumento da procura de ajuda profissional e também os casos graves que infelizmente chegam a vitimar quem sofre da doença.
“Não podemos tratar a depressão como uma doença que não mereça acompanhamento profissional. Infelizmente quando essa doença se agrava, a pessoa tende a pensar em tirar a própria vida. Mas, às vezes é justamente um ombro amigo, alguém que pode ouvir e ajudar o que falta. Por isso, a campanha é fundamental, tem meu total apoio e da secretaria de Saúde onde os bacabalenses podem buscar tratamento,” garantiu o prefeito Edvan Brandão.

A campanha Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo é a campanha de prevenção ao suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, criada no ano de 2014 junto ao Conselho Federal de Medicina - CFM.
Por meio dela, busca-se conscientizar a população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais, que representam 96,8% dos casos de morte por suicídio.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem