Prefeitura de Bacabal lança o projeto Libras na Escola


Assecom Bacabal, com fotos e redação de Wanderson Ricardo - O município de Bacabal deu mais um passo importante no processo de educação inclusiva. Hoje, segunda-feira, 27 de setembro, no auditório da secretaria municipal de educação (Semed), foi realizado o lançamento do projeto Libras na Escola.
O projeto foi idealizado pelo professor Renato Silva, intérprete educacional de Libras, que durante a programação fez uma explanação do projeto para os coordenadores e intérpretes de Libras das escolas.
“O projeto nasce com esse objetivo de comunicação entre surdo e ouvintes dentro da escola. A gente começa a fazer toda essa motivação, todo esse ensino da língua de sinais, para todos os servidores, para que eles se engajem nessa língua e consigam se comunicar pelo menos de forma básica com seus alunos e com os outros profissionais”, afirmou.
A solenidade contou com a presença do prefeito Edvan Brandão, da secretária de educação Rosilda Alves, da secretária adjunta de educação Patrícia Teles, do secretário de saúde James Soares, da coordenadora da educação especial e inclusiva Raimunda Aurora, além dos vereadores Dedê da Tresidela, Reginaldo do Posto, Melquiades Neto e, do presidente da câmara Manuel da Concórdia.

“Para a gente avaliar a importância desse projeto, basta pensar em como seria se passássemos por 1 hora sem poder escutar. Hoje em Bacabal nós temos uma gestão que tem se preocupado muito com as questões sociais e de inclusão. Por isso, fiquei extremamente feliz com a contratação da professora Rayane que é a primeira surda em Bacabal a ocupar uma vaga no quadro de servidores,” disse o vereador Manuel da Concórdia.
O projeto será realizado em 10 escolas. Inicialmente, os trabalhos serão realizados na Unidade Integrada Plim Plim, por meio de oficinas e capacitação do quadro de educadores.
“É uma vontade do nosso prefeito Edvan Brandão que esse trabalho seja concretizado e hoje nós estamos aqui dando o pontapé inicial. Então o nosso aluno surdo que necessita de atendimento especializado, será melhor inserido em nossas escolas quando nós tivermos também o nosso corpo técnico capacitado”, explica a secretária de educação Rosilda Alves.
Para o prefeito Edvan Brandão toda estruturação que tem realizado para efetivação da educação inclusiva em suas várias modalidades é um reflexo do compromisso e respeito para com alunos, pais de alunos e os profissionais da Semed. Ele também ressaltou em seu pronunciamento, que a contratação da professora surda Rayane Raquel é mais uma demonstração da preocupação que tem com a formação estudantil dos alunos surdos.

"Vocês ouviram aqui o quanto nosso governo já avançou em todos os setores da educação, da educação inclusiva. A Rayne, professora da Plim Plim, e esse projeto que lançamos hoje aqui são atitudes que estamos tomando e visando sempre dar uma educação melhor para todos os bacabalenses. Para mim hoje é uma alegria de, como gestor, ver que em Bacabal as coisas estão evoluindo e os projetos saindo do papel com nosso total apoio”, disse o prefeito Edvan Brandão.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem