Lourival Souza: SOS VIDA e parceiros realizaram a 127ª Ação Educativa em Faixa de Pedestre

Lourival Souza, engenheiro - A SOS VIDA pela paz no trânsito com a colaboração de dois parceiros realizou dia 11.08.21 a 127ª ação educativa em faixa de pedestre. O local da ação foi na faixa da Av. Senador Vitorino Freire, em frente as escadarias do CEPRAMA em São Luís. Como de costume foram dadas orientações verbais aos pedestres e ciclistas; e exibidas faixas com o lema da campanha: a vida passa pela faixa de pedestre e com as estatísticas de pedestres mortos no trânsito na capital maranhense em 2020.
Parceiros que colaboraram nesta ação: Instituto Inaldo Abreu e CEREST - Centro de Referência estadual em Saúde do Trabalhador.

PRIMEIRA HABILITAÇÃO: INTERESSE DOS JOVENS CAIU 10,5% EM SEIS ANOS
Levantamento do Detran/SP aponta que o sonho da primeira habilitação vem sendo adiado ou até deixado de lado nos últimos anos.
O sonho dos jovens em tirar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) assim que completam 18 anos vem sendo adiado ou mesmo deixado de lado nos últimos anos por uma parcela significativa de pessoas com idades entre 18 e 30 anos. Um levantamento feito pelo Detran/SP revela que houve uma queda de 10,5% no número de pessoas habilitadas nessa faixa etária se comparados dados de 2015 em relação a 2021.
“Fatores culturais e econômicos influenciam o perfil dos motoristas com o passar dos anos. Hoje temos uma geração que se preocupa mais com a questão ambiental e a facilidade oferecida pelos aplicativos de transporte. Os jovens hoje têm outras expectativas. Essa discussão sobre mudanças dos modais é mundial”, ressalta Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran/SP.

Fatores
De acordo com especialistas, fatores culturais, econômicos e sociais explicariam esse declínio do interesse dos jovens por possuírem sua habilitação e a optarem muitas vezes pelo uso de aplicativos, do transporte coletivo, ou mesmo de outros veículos, como a bicicleta.
Para Márcia Menezes, diretora-executiva da Federação Nacional das Cooperativas de Trabalho dos Médicos e Psicólogos Peritos de Trânsito (Fenactran), vários fatores explicam o interesse decrescente dos jovens em se habilitar, entre eles se destaca o preço do carro e os custos para sua manutenção. “Muitos optam por aplicativos de uso temporário. Mudou também a representação social sobre veículos, vistos como essenciais pelos mais velhos, acostumados a enxergar no carro um símbolo de independência, conquistas e poder”, explica Márcia. Fonte: portaldotransito.com.br

19 DE AGOSTO - DIA DO CICLISTA
Sinistros graves com ciclistas cresceram 30% nos primeiros meses de 2021.
Comparada a alguém que se desloca em um automóvel, uma pessoa que circula em uma bicicleta tem uma probabilidade de morte 8 vezes maior.
Nos primeiros cinco meses de 2021, a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) registrou aumento relevante no número de acidentes que exigem atendimento médico envolvendo ciclistas traumatizados: 30% a mais em relação ao mesmo período de 2020.
Dia 19/8, é Dia Nacional do Ciclista. Para poder celebrar os benefícios de usar bicicleta (é uma atividade física que faz bem à saúde; não gera gases tóxicos que poluem o ar, como os carros; não cria congestionamentos...), utilize com segurança. E, se você é motorista de carro, ônibus e caminhão, tenha atenção especial e mantenha distância segura das bicicletas no trânsito. Tenha empatia.
As vias não são campo de disputa por espaço. Precisam ser espaços de harmonia, em que os variados tipos de veículos devem compartilhar as ruas, avenidas e estradas para que todos cheguem a seus destinos sem traumas. Fonte: cesvibrasil.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 28. O condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa de sábado do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem