IEGE: diagnóstico da gestão estadual passa ter impacto na apreciação das contas do governo do Estado a partir deste ano


Os gestores da estrutura do Executivo estadual responsáveis pelo fornecimento das informações relativas à apuração do Índice de Efetividade da Gestão Estadual – IEGE 2021, referente ao exercício de 2021 têm até o dia 15 de agosto para o preenchimento dos questionários e envio da documentação de validação ao TCE. O prazo começa a contar a partir do próximo dia 16. Já o prazo para a validação pela corte de contas é de 16 de agosto a 17 de setembro.
O prazo de envio dos questionários foi uma das questões relativas ao IEGE 2021 abordadas em reunião realizada no início do mês entre auditores do TCE e representantes do governo do Estado, entre os quais a Secretária de Transparência e Controle em exercício, Maria de Lourdes Bastos Ribeiro. Em atendimento às medidas sanitárias em vigor, a reunião foi realizada via plataforma online.
O objetivo do encontro foi basicamente apresentar a versão 2021 do sistema de Medição do IEGE 2021, esclarecendo eventuais dúvidas dos servidores indicados por cada um dos 12 (doze) órgãos responsáveis pelo preenchimento dos questionários eletrônicos. O TCE também aproveitou o encontro para apresentar os resultados do IEGE 2020, relativo ao exercício financeiro de 2019.
Nessa avaliação, o Estado do Maranhão obteve a classificação B Efetivo, alcançando a nota geral de 70,30. Vale destacar que, embora a Instrução Normativa do Tribunal estabeleça que os responsáveis por cada indicador setorial devem providenciar a prestação das informações anualmente no prazo de até 60 (sessenta) dias contados da abertura da sessão legislativa, em função da pandemia da Covid-19 os questionários foram aplicados em outubro de 2020, tendo sido o IEGE 2020 (relativo ao exercício de 2019), portanto, apenas uma medição piloto. Continue a leitura clicando AQUI.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem