Em 04 proposições, vereador Professor Markim indica criação de "sala" para estudantes, aquisição de tomógrafo pelo Município, instalação de unidade de saúde animal, e requer asfalto para o Parque Bacabal.

Assecom Câmara, com fotos de Wanderson Ricardo e redação de Abel Carvalho - Indicação do vereador Professor Markim (PSC) leva ao prefeito de Bacabal, Edvan Brandão de Farias (PDT), a demanda da instalação de uma 'sala do estudante', nas dependências da secretaria municipal de juventude. O parlamentar socialista cristão sugere que a sala do estudante deve ser dotada de computadores, impressoras e internet com Wi-Fi.
Na sua visão o benefício permitirá que o jovem estudante Bacabalense tenha maior acesso e mediação na expedição da Carteira Nacional de Estudante, e auxílio para o pagamento da taxa de expedição da referida carteira. Além disso, argui que pesquisa TIC Educação 2019 aponta que 39% dos estudantes de escolas públicas urbanas não têm computador ou tablet em casa e que nas escolas particulares, o índice é de 9%.
Os dados, avalia o vereador, mostram o cenário em que a educação entrou na pandemia em 2020 e indicam possível desafio no ensino remoto, montado às pressas quando houve necessidade de fechamento das escolas para evitar a propagação do Coronavírus. Mostram, ainda, que sem computadores e conexão à internet, é possível que os estudantes tenham dificuldade para acessar os conteúdos online, que têm substituído às aulas presenciais.
E acrescenta que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) exercem um papel cada vez mais importante na forma de nos comunicarmos, aprendermos e vivermos, sendo que o desafio é equipar essas tecnologias efetivamente, de forma a atender aos interesses dos aprendizes e da grande comunidade de ensino e aprendizagem.
Em uma segunda Indicação o vereador Professor Markim solicita a Edvan Brandão de Farias que o mesmo promova a aquisição, via compra, de um aparelho de tomografia computadorizada para servir ao sistema de saúde pública do Município.
Explica ao prefeito que a Indicação leva em consideração o fato do sistema não contar com esse importante aparelho, ao mesmo tem que, em razão disso, mesmo que o município, em função de demandas urgentes, se utilize da prestação dos serviços privados - o que gera grande despesa - muitos bacabalenses são obrigados a se deslocar para outros municípios para ter acesso a essa tecnologia, o que resulta em transtornos e gastos para as nossas famílias.
Destaca o parlamentar que um aparelho de tomografia é utilizado para criar imagens detalhadas dos mais variados tecidos do corpo humano, permitindo o resultado com mais rapidez e diagnósticos precisos, e que com a aquisição e a sua instalação no Hospital Geral Maria do Socorro Brandão, zeraria a fila de espera, pois, a grande maioria dos usuários do SUS não possuem condições financeiras para fazer esse exame na rede particular.

Saúde animal
Em uma terceira Indicação o vereador Professor Markim solicita que o prefeito Edvan Brandão de Farias promova a imediata instalação de uma Unidade de Saúde Animal no Município. Ele frisa que o problema da saúde dos animais, além de humanitária, é questão de saúde pública e meio ambiente, e que  é necessário oferecer atendimento, principalmente aos animais da população carente e de baixa renda, evitando que algumas zoonoses possam contaminar pessoas que não têm acesso às clínicas particulares.
Diz, também, que uma Unidade deste modelo, se criada, será a responsável por planejar operacionalmente, formular, coordenar e acompanhar a execução e avaliação da política de bem-estar animal; efetuar o controle das populações de animais domésticos; promover medidas, para elaborar projetos e definir prioridades relativas à proteção dos animais do município, assim como, planejar e executar programas de recuperação, adoção e controle das populações de animais domésticos através de convênios ou outros instrumentos legais com organizações não governamentais, setor público e iniciativa privada.

Requerimento
Já, em Requerimento, Professor Markim solicita a melhoria urbana, com o imediato asfaltamento de todas as ruas do Parque Bacabal, explicando ser essa demanda uma solicitação dos moradores do Parque, e que a melhoria da estrutura de suas ruas proporcionará maior conforto e segurança para todos, pois há uma grande quantidade de buracos e a vias estão quase intransitáveis.
Explica que os moradores do Parque Bacabal, que fica ao lado da Rua Osvaldo Cruz, atrás do Colégio Reis Magos, enfrentam inúmeros transtornos com a falta de asfalto, e, o trabalho de reestruturação de suas ruas mudaria, especialmente no período chuvoso, a situação das enxurradas, quando as águas quase invadem as residências, deixando um rastro de lama e destruição e que a recuperação dessa infraestrutura é uma reivindicação antiga da comunidade.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem