Hospital Materno Infantil promove ação em alusão à campanha Outubro Rosa

Assecom Semus - Vestidos a caráter e com o laço característico da campanha fixado em suas roupas, os Alunos do 9º período de enfermagem do Centro de Estudos Superiores de Bacabal, da Universidade Estadual do Maranhão(Cesb/Uema), desenvolveram na manhã desta terça-feira, 08 de outubro, no Hospital Materno Infantil (HMI) ação em reforço à importância do Outubro Rosa – movimento de conscientização à prevenção do câncer de mama.
A diretora do HMI, Dulce Fernandes, afirmou que a iniciativa é coletiva, começou a ser colocada em prática o ano passado e que se sentiu orgulhosa pelo empenho e dedicação de todos. “Foi uma atitude muito louvável. Sabemos que o hospital é referência no atendimento e, por isso, nos sentimos na obrigação de fazer algo para divulgar essa campanha”, declarou, agradecendo a parceria com a Uema, em nome da professora Michele Pereira de Medeiros.
As pessoas que ali estavam receberam orientações e realizar, na pratica o autoexame das mamas. O autoexame das mamas é uma das principais formas de detecção do câncer de mama.
Mulheres a partir dos 40 anos devem fazer o exame clínico anualmente, com profissional de saúde capacitado – médico ou enfermeiro -, nas unidades básicas de saúde. Caso seja identificada alguma alteração suspeita, o profissional solicitará uma mamografia para confirmação do diagnóstico.
Já para as mulheres com faixa etária entre 50 e 69 anos, é recomendada a realização de mamografias de rastreamento a cada dois anos. Mulheres com risco aumentado de desenvolver câncer de mama (com histórico familiar da doença, por exemplo) devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos.
Em nome de todos, Dulce agradece, também a superintendência de atenção à saúde, que tem como titular Luciano Carvalho Martins, a coordenação do departamento de assistência à saúde, que é gerido por Ivonilde Feitosa Pinto, ao secretário de saúde, James Soares, e ao prefeito Edvan Brandao,pelo apoio a causa, não somente o mês de outubro, mas durante todo ano.
A campanha conhecida como Outubro Rosa é celebrada anualmente, no mês de outubro e tem como objetivo combater e conscientizar sobre o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo - são cerca de 460 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem