Diagnosticado com hepatite tipo C, paciente do CTA Bacabal recebe, gratuitamente, medicação orçada em R$ 120.000,00

Assecom Semus - O último ano foi de muito sofrimento para o bacabalense Gilberto Daniel da Cruz, 54, em razão do sérios problemas de saúde que ele enfrenta. Em meio a esse turbilhão de problemas Gilberto da Cruz procurou o Centro de Testagem e aconselhamento de Bacabal (CTA-Ba), onde, após a realização de um teste rápido foi diagnosticado com hepatite viral tipo C, uma das mais graves variações da doença.
Gilberto Daniel da Cruz passou, então, a condição de paciente do Centro, que é coordenado pela farmacêutica-bioquímica Ana Paula Paiva, e tem como responsável pelo setor de hepatites virais a assistente social Sandreana Almeida, que mobilizaram toda a estrutura do centro nos sentido de garantir o melhor atendimento a Gilberto.
Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), com os de Bacabal, são serviços de saúde que, articulados aos demais serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), representam uma estratégia importante na promoção da equidade de acesso ao aconselhamento e ao diagnóstico do HIV, das hepatites B e C e da sífilis.
Ao paciente foi receitado o medicamento, ou substância ativa, Ledipasvir + Sofosbuvir, que é indicado, em combinação ou não com ribavirina, para o tratamento da Hepatite C Crônica (HCC) genótipo 1 em adultos.
O custo da medicação, cerda de 120 mil reais, gerou novo grande problema, agora de forma coletiva, mas do centro não mediram esforços e foram em busca de uma conquista, para o CTA de Bacabal, e para Gilberto da Cruz, agora se transformou em realidade com a entrega do medicamento ao paciente e o início da sua administração.

O que são hepatites virais
Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas, quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.
Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites, observe se você já se expôs a algumas dessas situações:
Contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);
Transmissão sanguínea: se praticou sexo desprotegido ou compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B, C e D);
Transmissão sanguínea: da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D).
No caso das hepatites B e C, é preciso um intervalo de 60 dias para que os anticorpos sejam detectados no exame de sangue.
A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus. Os vírus A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite (não possuindo potencial para formas crônicas). Isso quer dizer que, após uma hepatite A ou E, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo. Por outro lado, as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar tanto formas agudas quanto crônicas de infecção - nesse último caso, quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses.
As hepatites virais são doenças de notificação compulsória, ou seja, cada ocorrência deve ser notificada por um profissional de saúde. Esse registro é importante para mapear os casos de hepatites no país e ajuda a traçar diretrizes para as políticas públicas no setor.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem