Vereador Serafim Reis solicita obras de recuperação para as estradas que servem ao povoado Bom Princípio

O vereador Serafim Reis (MDB) conseguiu aprovar, na última sessão da câmara municipal de Bacabal, duas proposições que vão beneficiar diretamente o povoado Bom Princípio, uma das maiores e mais importantes comunidade rurais do município. Na primeira proposição o emedebista solicita do poder executivo a imediata melhoria das condições de infraestrutura da estrada que liga o povoado Canduba a Tresidela do Bom Princípio e na segunda proposição a imediata melhoria das condições de infraestrutura da estrada que liga a BR-316 ao povoado.
Reis garantiu em seus argumentos que a comunidade do povoado Canduba enfrenta quilômetros de estrada para ter acesso a produtos e serviços de melhor qualidade, fato que em muito incomoda e é agravado pelas péssimas condições das estradas. Que a necessidade de bens de consumo e produtos manufaturados também contribui para que essa população se desloque para a sede do município e que o deslocamento dessa população até os locais onde se encontram estes serviços é dificultado pelas condições da via. A conservação do bom estado da estrada contribui para a fixação das famílias no campo e a melhoria das condições de vida.
Acrescentou que Canduba é um pequeno povoado, mas os seus moradores são muito importantes para o município de Bacabal e que a comunidade moradora daquela área merece ser contemplada com essa obra de recuperação, pois já viveu um período chuvoso muito difícil e pode continuar a viver grandes problemas mesmo com o período de estiagem em razão das péssimas condições em que a estrada se encontra.
Sobre a recuperação da via que liga o povoado a BR-316 disse que as estradas vicinais possuem extrema importância econômica, além de social e ambiental. Do ponto de vista econômico, são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola e o consequente abastecimento das zonas urbanas. Também, são através delas que os insumos agrícolas necessários à produção chegam às propriedades rurais.
Alegou que o estado de conservação das estradas influi diretamente no custo do transporte e na qualidade do produto transportado. Trechos de estradas ruins acabam por causar danos aos veículos, e às vezes até impossibilitam o tráfego, ocasionando a utilização de rotas mais longas e maiores consumos de combustível. O maior tempo gasto no transporte diminui o tempo de prateleira, e a vibração ocasionada pelas irregularidades das pistas geram perdas na qualidade dos produtos, impactando no seu preço final. O acesso da população rural a serviços básicos como educação, saúde e lazer muitas vezes se dá através das estradas vicinais. Jovens das zonas rurais enfrentam quilômetros de estradas para ter acesso a uma educação de qualidade, fato agravado pelas péssimas condições da estrada. E que esse o caso da Estrada do povoado Bom Princípio.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem