Servidora da Semus Bacabal participa de Curso de Pós-graduação em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Enap, em Brasília.


Assecom Semus - Os novos ventos que sopram na secretaria municipal de saúde de Bacabal (Semus), desde que o o farmacêutico-bioquímico Silas Duarte de Oliveira assumiu a pasta, continuam a render frutos em favor do equacionamento dos problemas e do bom desenvolvimento da saúde pública da cidade.
O último bom fruto que está sendo colhido pelo setor é a participação da servidora Rafisa Macedo Chaves no Curso presencial de Pós-graduação Lato Sensu em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.
Rafisa Chaves é bacharel em administração, e pós-graduada em auditoria, planejamento e gestão em saúde, ocupando, na Semus, a função de coordenadora do controle e avaliação, da equipe de superintendência de controle, avaliação e auditoria, setor que tem como chefe a Dra. Francileide Pacheco de Almeida. 

Curso
Em 19 de novembro de 2018 a Enap deu início ao Curso presencial de Pós-graduação Lato Sensu em Desenvolvimento Local e ODS, voltado exclusivamente para Servidores municipais. O processo seletivo para esse curso contou com 1.100 inscrições, sendo selecionados os 100 melhores alunos, de 80 municípios espalhados nas 5 regiões do País, a partir da avaliação de seus currículos, experiência profissional e carta de motivação, na qual salientaram seu compromisso e a importância do curso para seu desenvolvimento profissional. Rafisa Macedo Chaves foi a escolhida para representar o município de Bacabal.
Trata-se de um projeto pioneiro de capacitação dos servidores municipais para ampliação das capacidades dos municípios brasileiros em promover estratégias de desenvolvimento local, a partir do aperfeiçoamento da gestão pública e do aprimoramento da elaboração de políticas públicas que dialoguem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos no âmbito da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.
A iniciativa conta com o apoio de 13 instituições diferentes – Fundação Escola Nacional de Administração Pública - Enap, IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), Comunitas, PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos), Fundação Lemann, Humanize, Fundação Brava, Instituto República, além de órgãos de governo como Ministério da Economia, Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e Secretaria de Governo da Presidência da República. As aulas são realizadas em Brasília, em dois blocos diferentes, sendo seguidas pelo prazo para desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso, projetos de intervenção para solucionar problemas reais de sua atuação profissional, que podem ser desenvolvidos pelo aluno em seu próprio município.

Agradecimentos
Rafisa Chaves volta a Brasília, para a partir do dia 11, próxima segunda-feira, participar do segundo e último bloco do curso. E agradece a sensibilidade e denodo do prefeito Edvan Brandão de Farias, por seu espírito público, ao incentivo da superintendente de controle, Francileide Pacheco de Almeida, que não mediu esforços para a sua estada na capital federal, e ao Dr. Silas, por sua dedicação e disponibilidade em todos os momentos, pelo apoio para a conclusão do curso, afirmando que todo o aprendizado será revertido em favor da Semus.


Por seu turno, a Escola Nacional de Administração Pública, em carta enviada ao secretário Silas Duarte, extensiva ao prefeito Edvan Brandão, cumprimenta e agradece gestão do município. Leia a carta transcrita abaixo:

Escola Nacional de Administração Pública - Enap - Carta de agradecimento
A Sua Excelência, o Senhor, Dr. Silas Duarte de Oliveira, CC ao senhor Edvan Brandão de Farias
Assunto: Especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Por meio deste documento, gostaríamos de cumprimentá-lo(a) pela iniciativa de liberação do Servidor Rafisa Macedo Chaves para a realização do primeiro bloco do curso e lembra-lo que o segundo bloco iniciará no dia 11 de março e finalizará no dia 26 de abril. A liberação do servidor pelo seu órgão de exercício é pré-requisito para conclusão do curso. O apoio dos dirigentes é fator primordial para a formação dos servidores públicos, o que garante um aprimoramento dos serviços aos cidadãos.
Com o apoio de seus órgãos e com o engajamento dos alunos, ao final da pós-graduação, temos certeza que o seu Município terá servidores ainda mais qualificados, articulados a uma rede de contatos por todas as regiões do País, capazes de desenvolver projetos de intervenções em seu território municipal, apropriados à sua realidade local e impulsionadores do seu melhor desenvolvimento.

Coordenação-Geral de Pós-Graduação lato sensu
Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Escola Nacional de Administração Pública – Enap
(61) 2020- 3033
SAIS – Área 2A – 70610-900, Brasília-DF, Brasil

1 Comentários

  1. Parabéns, é com servidores capacitados que se faz uma boa gestão, ganha o órgão e a população, que terá a garantia de uma servidora competente para o exercício do cargo.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem