Lourival Souza: Seminário de Municipalização do Trânsito em Pinheiro foi exitoso

Resultado de imagem para sos vida lourival souza

A SOS VIDA participou dia 30.08.2018 em Pinheiro-MA do 4º Seminário Regional sobre Municipalização do Trânsito. O evento foi realizado pelo movimento TODOS PELA VIDA NO TRÂNSITO. O objetivo destes eventos é sensibilizar os prefeitos e/ou seus representantes para municipalizarem o trânsito dos seus municípios, integrando-os ao Sistema Nacional de Trânsito, e assim contribuírem para a redução das mortes e acidentes de trânsito.



Da esquerda. para a direita: Francisco Oliveira(SOS VIDA); Chicão(CONTRAN); Dra. Alessandra(Promotora de Justiça de S. Vicente Férrer) e Lourival Cunha(SOS VIDA).

Compõem a Rede TODOS PELA VIDA NO TRÂNSITO: Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Secretaria de Articulação de Políticas Públicas do Governo do Estado, DETRAN, CETRAN- Conselho Estadual de Trânsito, PRF-Polícia Rodoviária Federal, PMMA-Polícia Militar do Maranhão, Frente Parlamentar em Defesa da Vida no Trânsito da Assembléia Legislativa, FAMEM, SOS VIDA e Observatório do Trânsito.


LEI DA CADEIRINHA: SAIBA TUDO SOBRE ESSA IMPORTANTE REGRA DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO


A Resolução 277 do Contran determina que as crianças menores de dez anos devem ser sempre transportadas nos bancos traseiros dos veículos usando individualmente cinto de segurança.

A “Lei da Cadeirinha” – como ficou conhecida a Resolução 277 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) – está em vigor no Brasil desde 2008. Essa norma dispões sobre as regras para o transporte seguro de crianças menores de dez anos de idade em veículos.

Apesar de existir há 10 anos, muitos pais, familiares e responsáveis por crianças ainda têm dúvidas sobre essa legislação e o uso dos equipamentos de segurança adequado a cada faixa etária. Se você ainda não está totalmente por dentro do que diz a Resolução, fique tranquilo. Neste artigo iremos esclarecer os principais pontos dessa lei.


O que diz a Lei da Cadeirinha?
A Resolução 277 do Contran determina que as crianças menores de dez anos devem ser sempre transportadas nos bancos traseiros dos veículos usando individualmente cinto de segurança. Até os sete anos e meio, elas devem utilizar o equipamento de retenção adequado (bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação). Confira o dispositivo indicado para cada faixa etária:

Até um ano: bebê conforto;
De um a quatro anos: cadeirinha;
De quatro a sete e meio anos: assento de elevação;
De sete e meio a dez anos: cinto de segurança no banco traseiro;
Após dez anos: já pode ser transportada no banco dianteiro, sempre com cinto de segurança.

Esses dispositivos são projetados para reduzir o risco de morte ou lesão grave para as crianças em casos de colisão ou de freada brusca do veículo.

Quando utilizados corretamente e bem instalados, esses equipamentos reduzem em até 71% os riscos de morte em caso de acidente.
Sanções

Os motoristas que forem flagrados transportando crianças sem respeitar essas condições podem ser multados (a infração é classificada como gravíssima) e ter o veículo apreendido até que a irregularidade seja corrigida. Fonte: portaldotransito.com.br


CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 62. A velocidade mínima não poderá ser inferior à metade da velocidade máxima estabelecida, respeitadas as condições operacionais de trânsito e da via.

Art. 64. As crianças com idade inferior a dez anos devem ser transportadas nos bancos traseiros, salvo exceções regulamentadas pelo CONTRAN.

LUTEMOS TODOS POR UM TRÂNSITO SEGURO. FAÇA SUA PARTE, SEJA OBEDIENTES ÀS LEIS DO TRÂNSITO.



Resultado de imagem para sos vida lourival souzaLourival Souza

Facebook e Instagram:

Campanha SOS VIDA

E-mail:

valorizacaoaavida@gmail.com

Fone:
(98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem