Em 19 de Junho de 2013, no pátio do 15º BPM, aconteceu o lançamento oficial da Unidade Falcão, em Bacabal. A Unidade Falcão é um policiamento especializado utilizando motocicletas.
É um serviço motorizado da polícia militar que é uma modalidade diferenciada que oferece várias vantagens nas ações operacionais; devido a capacidade de deslocamento das motos e o grande poder de mobilidade, permitindo transpor obstáculos físicos durante o percurso, tendo por consequência, a redução do tempo de resposta do recebimento de ocorrências, na época sob o comando do Ten Cel Egídio.
Com a ampliação do Rádio patrulhamento, o curso de pilotagem de motocicletas em ações policiais e os cursos de grupo tático especializado e força tática, que são para cobrir ações de maiores riscos. Segundo o Cel. Egídio, cerca de 50% das prisões que aconteciam no município era fruto da parceira que existia entre a comunidade e a polícia.
Em todo tempo, ele, juntamente com os policiais já prenderam diversas pessoas ligadas ao tráfico de drogas, quadrilhas de assaltantes e já cumpriram vários mandados de prisão.
A Unidade Falcão teve muita importância numa das maiores operações que causou grande repercussão na cidade que foi o confronto dos bandidos conhecidos como “Galelo e Chuta lata”, os quais vieram a óbito, em uma ação legítima da polícia militar.
O curso foi ministrado pelo Sgt Silas no 15BPM, doze integrantes da Força Tática, receberam o Certificado de Conclusão do Curso de Motociclista, que hoje também integram a Unidade Falcão, que atuam no policiamento motorizado em motocicletas, marcando um ponto de destaque na implantação de nova modalidade de policiamento.
O grupamento é composto por 07 motocicletas, onde todos os integrantes tiveram treinamentos específico que os capacitou para esta modalidade de policiamento.
A sociedade Bacabalense ganhou muito com a chegada da Unidade Falcão motorizada, pois possibilitou o deslocamento nos mais variados tipos de terreno da cidade de Bacabal e na transposição de obstáculos, rápidos retornos e adequação às situações emergenciais da profissão policial com alto grau de segurança.