Roseana percorrerá 11 municípios em nova incursão ao interior

Ex-governadora iniciará agenda hoje em Lago do Junco e Lago da Pedra, seguirá com a caravana, ao lado de lideranças, na quarta-feira e encerrará compromissos na quinta-feira

RONALDO ROCHA, EDITORIA DE POLÍTICA O ESTADO MA



Roseana fará a sua terceira incursão ao interior do estado (Roseana sarney)

A ex-governadora Roseana Sarney, pré-candidata ao Governo do Maranhão pelo MDB, dará início hoje a uma nova etapa da caravana pré-eleitoral por municípios que integram o interior do estado.

Em apenas três dias a emedebista percorrerá 11 cidades para conversar com lideranças políticas, presidentes de partidos, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores sobre a atual conjuntura e sobre as principais carências de cada região.


Essa é a terceira caravana realizada pela pré-candidata desde o anúncio de intenção de disputa ao Executivo. Em março, no lançamento da “Caravana da Guerreira”, como ficou conhecida a incursão, ela percorreu 30 municípios. Na segunda agenda, em junho, surpreendeu a classe política e visitou outras três cidades, numa agenda conjunta, após receber convites de aliados.


Hoje Roseana iniciará a sua incursão com visita a dois municípios. Ela será recebida por lideranças em Lago do Junco. Em seguida se deslocará para a cidade de Lago da Pedra.


Amanhã intensificará reuniões políticas nos municípios de Lago dos Rodrigues, Igarapé Grande, Bernardo do Mearim, Pedreiras, Trizidela e Lima Campos.
Na quinta-feira, no encerramento desta etapa da caravana, a emedebista percorrerá as cidades de Timon, Caxias e Codó.


Consolidação - O ato de Roseana nos municípios trata-se da consolidação de sua pré-candidatura ao Governo do Estado. Ela atua como principal adversária do governador Flávio Dino (PCdoB) e mobiliza o seu grupo político para a disputa do mês de outubro.


Neste período - que antecede as convenções partidárias -, Roseana tenta construir uma rede sólida de partidos políticos e de apoios para a disputa eleitoral em atos fechados.


Discute também a composição da chapa majoritária e pré-candidaturas de aliados para a Assembleia Legislativa e para a Câmara Federal.


Na ocasião do lançamento da caravana pré-eleitoral, em março, Roseana afirmou à imprensa que havia passado a acompanhar o cenário político do estado mais de perto, após receber manifestações espontâneas de apoio por parte de prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, deputados e ex-deputados.


A emedebista já exerceu quatro mandatos de governadora no estado. O primeiro foi de 1995 a 1998. O segundo, de 1999 a 2002. O terceiro mandato foi de abril de 2009 a dezembro de 2010 e o quarto mandato de janeiro de 2011 a dezembro de 2014. Roseana também já foi deputada e senadora da República.


Saiba MaisAlém de Roseana Sarney (MDB) e de Flávio Dino (PCdoB), atuam como pré-candidatos ao Governo do Maranhão o deputado estadual Eduardo Braide (PMN), a ex-deputada Maura Jorge (Podemos), o senador Roberto Rocha (PSDB) e Odívio Rezende (PSOL).


Pré-candidatos se movimentam nos bastidores
Pré-candidatos ao Governo do Estado que se preparam para a disputa eleitoral, se movimentam nos bastidores da política neste período que antecede as convenções partidárias para a consolidação de seus respectivos projetos.


O governador Flávio Dino (PCdoB) busca a reeleição de mandato. Ele tem buscado apoio de prefeitos e vice-prefeitos nos municípios do interior do estado.


Na semana passada conseguiu a adesão do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, em ato que está sob a apuração da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) do Maranhão. Isso por causa da declaração do prefeito, que admitiu apoio ao chefe do Executivo Estadual em troca da atuação do Governo na cidade de Caxias.

Dino também é alvo de um pedido de impeachment na Assembleia Legislativa, formalizado pelo deputado estadual Edilázio Júnior (PSD), que aponta ato de improbidade administrativa no caso que ficou conhecido nacionalmente como “espionagem da Polícia Militar” a adversários do comunista.


A ex-deputada Maura Jorge (Podemos), por sua vez, tem utilizado a proximidade com o pré-candidato a Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), para elevar-se no cenário. No mês passado ela recebeu o presidenciável em São Luís e mobilizou militantes e eleitores em ato público.


O senador Roberto Rocha, que conta com o apoio de Alckmin e de toda a cúpula nacional do PSDB, tem percorrido municípios e conversado com lideranças em todas as regiões do estado. Rocha também tem conduzido diálogos internos no PSDB para a formação da chapa majoritária, com a definição de pré-candidaturas ao Senado.


Eduardo Braide (PMN) afirmou na semana passada que ainda busca acordo com partidos políticos para a composição de uma chapa consistente. A busca do parlamentar, que chegou ao segundo turno na eleição de 2016 em que disputou a Prefeitura de São Luís, é por tempo de rádio e TV no programa eleitoral que será veiculado no período da campanha.


Já Odívio Rezendes conversa com o partido para estruturar e definir o projeto que será apresentado ao eleitorado no período da campanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem