Após solicitação de Júnior Alteredo Programa Pacto Pela Paz é implantado em Bacabal


O Presidente do Diretório Municipal do Patriota de Bacabal,  Júnior Alteredo, ex-candidato a vice-prefeito da cidade, participou, como convidado especial , da solenidade de instalação e implantação do programa Pacto Pela Paz, em Bacabal.

A solenidade de instalação do programa aconteceu no Salão Paroquial da Igreja de Santa Teresinha  com palestras proferidas pelo tenente Coronel Ivan Góes, pelo IPC Klinger Moura e pelo tenente Jorge Ferreira.

Essa conquista só aconteceu dado ao grande esforço de Júnior Alteredo junto com o Dr. Dicival, coordenador geral do pacto pela paz. 

Participaram na instalação do programa estadual o comandante do 15° Batalhão, tenente Coronel Joanilson, a delegada Augusta Dominici e 1° tenente Jorge Luis, representando a PM, polícia civil e corpo de Bombeiros.


Programa Pacto Pela Paz
O Programa Pacto Pela Paz, que o presidente municipal do Patriota, Júnior Alteredo, trouxe para Bacabal é um programa criado pelo Governo do Maranhão mediante a Lei de nº 10.387 de 21 de dezembro de 2015, cujo objetivo é a promoção da paz social, da cultura dos direitos humanos e do respeito às leis.

O Programa prevê, no âmbito da Segurança Pública, ações de promoção do bem estar da população através da efetivação de uma polícia de proximidade.
O Policiamento de Proximidade tem como fundamento a descentralização dos conflitos da polícia, com discussão resolutiva local dos problemas. Sua implantação objetiva promover a aproximação entre policiais e cidadãos, e reduzir os indicadores de criminalidade a partir da ação policial qualificada.


No âmbito social, o Pacto prevê ações de prevenção social voltadas para a população de áreas identificadas como críticas em termos de criminalidade, de modo a reafirmar direitos e dar acesso a serviços públicos essenciais.


Nesse contexto, são destacadas ações relacionadas à prevenção, tratamento e reinserção social de usuários de substâncias psicoativas.


Como suporte às ações previstas, o Pacto Pela Paz prevê a ampliação do efetivo policial, a valorização a carreira policial, a capacitação permanente dos agentes de segurança pública na filosofia de polícia de proximidade e o reaparelhamento das unidades policiais, sejam civis ou militares.


Quem faz parte?
O Programa tem como órgãos diretores as Secretarias de Estado de Segurança Pública e de Direitos Humanos, contudo, a transversalidade necessária de suas ações, exige a participação de uma rede de atores dos mais diversos segmentos.


Cabe destacar, a participação da população mediante os Conselhos Comunitários pela Paz.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem