O numero de presos no Brasil tem aumentado exponencialmente a cada dia. Já temos mais de 600 mil presos.
Fico me questionando porque nossos políticos insistem em dizer que a construção de presídios ou a contratação de policiais são soluções viáveis para o nosso problema de insegurança.
Não precisa ser nenhuma sumidade para saber que a solução está na educação e na redução das desigualdades sociais, mas vai dizer isso em público que logo aparece alguém dizendo: "queria ver se um bandido ameaçasse alguém da sua família?". Ora, qualquer que sofre violência esquece o bom senso e apela para a reação violenta. Até mesmo eu pensaria em matar o bandido.
Porém, não é com raiva que se transforma uma sociedade. Defendo a pena de morte, mas não dá pra defender os grupos de extermínios. Veja a matéria da Folha de São Paulo no link a seguir: POPULAÇÃO CARCERÁRIA.
Por Rogério Alves
*Rogério Alves é advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).