Algumas dicas do Observatório Nacional de Segurança Viária podem contribuir para que haja mais harmonia no trânsito, até mesmos em situações mais estressantes. Leia-as abaixo:

Motorista, faça alongamentos, quando for enfrentar trajetos longos ou congestionados.
Mantenha uma boa postura e respire, pois ficar na mesma posição pode levar a dores de cabeça, nas costas e pescoço, e ardência nos olhos; causando irritabilidade e reações inesperadas.
A cada uma ou duas horas, faça paradas e também beba água. Quando você faz uma pausa, a tendência é relaxar.
Ligue sempre o ar-condicionado em viagens longas para garantir o seu conforto. Procure manter um ambiente agradável no carro, evite discussões, que geram mais estresse e podem desviar sua atenção.
Planejar a viagem pode ajudar a evitar trajetos que podem estar congestionados. Hoje, aplicativos podem ajudá-lo a fugir de rotas com trânsito lento e parado.
Ouvir música pode ajudar a relaxar, mas tome cuidado com o volume que pode distrai-lo ao longo do trajeto;
Também evite manusear equipamentos como CDs ou pendrives, que podem tomar sua atenção. Antes de sair, já coloque o pendrive para não se distrair.
Outras atitudes podem ajudar a minimizar o estresse como se alimentar e dormir bem e também praticar esportes.
Durante as compras, lembre-se que as vagas para pessoas com deficiência e idosos devem ser respeitadas. Seja cidadão! Fonte: http://www.onsv.org.br
CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (LEI Nº 9.503/97)
Art. 227. Usar buzina:
I - em situação que não a de simples toque breve como advertência ao pedestre ou a condutores de outros veículos;
II - prolongada e sucessivamente a qualquer pretexto;
III - entre as vinte e duas e as seis horas;
IV - em locais e horários proibidos pela sinalização;
V - em desacordo com os padrões e freqüências estabelecidas pelo CONTRAN:
Infração - leve;
Penalidade - multa.
Acidentes rodoviários matam cerca de 1,25 milhão de pessoas por ano, sendo que 90% delas em países de rendas média e baixa. A afirmação é do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
Morte de Jovens
Na nota, o chefe da ONU destacou que “tais acidentes são a principal causa de morte entre jovens com idades de 15 a 29 anos”. Cerca de metade de todas as mortes nas estradas afeta pedestres, ciclistas e motociclistas.
Reflexão
Para o secretário-geral, é necessário um momento para “refletir sobre as tragédias desnecessárias que ocorrem a cada dia nas rodovias do mundo”. Apesar de melhorias em seguranças, Ban afirmou que ainda há números “chocantes” de mortes e ferimentos.
Ele pediu aos governos que reforcem a aplicação de leis sobre excesso de velocidade, direção sob efeito de álcool, o uso mandatório de cintos de segurança, capacetes para motociclistas e cadeirinha para crianças.
DÊ SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PAZ NO TRÂNSITO, OBEDEÇA AS LEIS DO TRÂNSITO!
Por Lourival Sousa
Facebook: Campanha SOS VIDA E-mail: valorizacaoaavida@gmail.com
Fones: (98)98114-3707(TIM)/98891-1931(OI) 99202-1431(VIVO)/98423-0606(CLARO)
Fones: (98)98114-3707(TIM)/98891-1931(OI) 99202-1431(VIVO)/98423-0606(CLARO)



