A reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do médio Mearim aconteceu sexta-feira, 20, na cidade de Pedreiras e teve como pauta a apresentação do relatório de vistorias realizadas nos municípios de Bacabal e São Mateus, referente, ao projeto Salangô, vistoria realizada pela secretária de meio ambiente do Estado do Maranhão (SEMA), Administração das Hidrovias do Nordeste (Ahinor), Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e secretarias de meio ambiente dos municípios de Bacabal e São Mateus, do O Relatório das análises físico-químico e bacteriológicas, apresentado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, CAEMA de Pedreiras, de amostras coletadas entre os municípios de Joselândia e Pedreiras, além da posse de 6 membros do segmento usuário no CBH.
O secretário Anderson Viana avaliou a reunião como extremamente proveitosa e garantiu apoio as decisões tomadas pelo Comitê a partir da apresentação dos relatórios. Colocou a sua pasta e o município de Bacabal à disposição do CBH e desejou boa sorte aos novos membros empossados.
A bacia hidrográfica do rio Mearim compreende um total de 83 municípios, dos quais, 65 possuem sedes localizadas dentro dela, onde 50 municípios estão totalmente inseridos na bacia do Mearim. Os municípios mais populosos são: Bacabal, Barra do Corda, Grajaú, Lago da Pedra, Presidente Dutra, Viana, Zé Doca.
A população total nesta área é da ordem de 1.681.307 habitantes, este quantitativo representa aproximadamente 25,6% da população do Maranhão. A população urbana é formada por 872.660 (51,9%) pessoas, enquanto que a população rural é da ordem de 808.647 habitantes, ou seja, 48,1% da população da bacia. A densidade demográfica fica em torno de 16,97 hab./km2 (IBGE, 2010).
A bacia hidrográfica integra a maior parte das relações de causa-efeito a serem consideradas na gestão dos recursos hídricos, principalmente as que dizem respeito à degradação ambiental oriunda das atividades humanas. Além disso, esta é fundamental como unidade de planejamento.
A delimitação das bacias hidrográficas é um dos pontos essenciais para a gestão dos recursos naturais do Estado. A partir desta delimitação o poder público e a sociedade civil adquirem maiores capacidades de organização e direcionamento de esforços, reconhecimento dos diversos níveis de demandas específicas, formulação de políticas na área de recursos hídricos, além de apoiar a operacionalização dos comitês de bacias hidrográficas, dentre outros.
Por isso, assume grande importância a aprovação, no dia 06/11/13, pela Assembleia Legislativa do Maranhão, do Projeto de Lei, que cria o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim. Este projeto só foi aprovado graças a pressão, e as mobilizações e audiências realizadas pela comissão provisória do Comitê.
Com Informações da Sema Bacabal

