Lourival Sousa: Trânsito que entristece famílias


Predadores montados em suas máquinas atacam suas presas em situações mais dramáticas, não dando chance para fuga. E o sofrimento das famílias velando e sepultando ou cuidando dos cadeirantes, dos incapacitados definitivamente para o trabalho. Enquanto ocorre a eternização da dor, o governo parece transitar na contramão dessas vidas.
Estamos evoluindo no quinto ano da década de redução dos óbitos no trânsito. Dados do DPVAT mostram espelhos estatísticos que não sensibilizam a população e tão pouco órgãos governamentais.
O país continua perdendo jovens saudáveis, produtivos e o IBGE informa que o crescimento da população brasileira foi de 5%. Mão de obra nobre sendo perdida com mortes e incapacidades definitivas para o trabalho.
Até setembro de 2014 o DPVAT pagou 430,3 mil indenizações por invalidez permanente, aumento de 160% em relação a 2010.
Por dia, 1.576 pessoas são mutiladas nesse país, 66 por hora.
O total de indenizações pagas chegou a 559.123 com aumento de 118 %.
Essa é a principal doença epidêmica para a qual não se encontra uma vacina. Famílias no desamparo, inconformadas, sem estrutura para se reerguer, pedem justiça.
Fonte: ttp://www.abramet.com.br/conteudos/artigos/transito_que_entristece_familias/( artigo do Dr. Dirceu Rodrigues Alves Jr.)

90% DOS ACIDENTES SÃO CAUSADOS POR FALHAS HUMANAS, ALERTA OBSERVATÓRIO
De acordo com o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), as três principais motivações dos acidentes de trânsito estão relacionadas e podem ser agrupadas em “Fator Humano, Fator Veículo e Fator Via”.
Segundo a entidade, 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas - que podem envolver desde a desatenção dos condutores até o desrespeito à legislação. O OBSERVATÓRIO entende que a maioria dos acidentes ocorre por quatro principais fatores de risco: excesso de velocidade, uso do celular, o uso de bebidas antes de dirigir e dirigir cansado ou com sono.
Fonte: http://www.onsv.org.br/destaque/-247

CAMPANHA EDUCATIVA DE MOTOCICLISTAS

Em reunião realizada dia 16.07.2015, a Campanha SOS VIDA com representantes de auto-escolas e concessionárias de motos fizeram um calendário de atividades(elaboração de contrato, confecção de logomarca, banners e panfletos) para a efetivação desta Campanha, que foi lançada, ainda, em 2014.
Ficou acertado que a solenidade para publicação das atividades iniciais desta da Campanha Educativa será dia 23.09.2015, durante a Semana Nacional de Trânsito.
A Campanha Educativa tem como objetivo incentivar e contribuir os condutores de motos, que adquirirem novas motocicletas, e que ainda não sejam habilitados, realizarem o curso de formação nas auto-escolas, para obtenção de sua CNH, com abatimento de 30% do valor praticado pelo centro de formação de condutor. A concessionária, por sua vez, reembolsará a auto-escola num valor em torno de 10% do valor praticado pela auto-escola.

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO(LEI Nº 9.503/97)
PREFERÊNCIA AO PEDESTRE
Art. 214. Deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado:
I - que se encontre na faixa a ele destinada;
II - que não haja concluído a travessia mesmo que ocorra sinal verde para o veículo;
III - portadores de deficiência física, crianças, idosos e gestantes:
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa.
IV - quando houver iniciado a travessia mesmo que não haja sinalização a ele destinada;
V - que esteja atravessando a via transversal para onde se dirige o veículo:
Infração - grave;
Penalidade - multa.

Por Lourival Sousa
Facebook: Campanha SOS VIDA E-mail: valorizacaoaavida@gmail.com
Fones: (98)98114-3707(TIM)/98891-1931(OI) 99202-1431(VIVO)/98423-0606(CLARO)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem