O governo do Maranhão, através do DETRAN, lançou dia 01.06.2015, segunda-feira, no auditório do Palácio Henrique de La Roque em São Luis, o programa MAIS VIDA NO TRÂNSITO.
O Programa consiste em várias medidas, tais como: incentivar a municipalização do trânsito, premiar as prefeituras que implementarem boas políticas públicas de trânsito, redução do IPVA para as motocicletas com a exigência de habilitação e uso do capacete pelos condutores, etc.
![]() |
| Coordenação da SOS VIDA com o Pres. do CETRAN e Secretário de Segurança Pública, Jeferson Portela |
O governador Flávio Dino, o Diretor Geral do DETRAN, Antonio Nunes e o Secretário de Segurança do Estado, Jéferson Portela, foram enfáticos em seus pronunciamentos quanto a importância deste programa MAIS VIDA NO TRÂNSITO para salvar vidas e melhorar o sistema público de saúde do Maranhão.
A campanha SOS VIDA pela paz no trânsito da Maçonaria do Maranhão parabeniza a iniciativa do governo do estado, através do DETRAN e CETRAN, em lançar e implementar tão valioso PROGRAMA.
A SOS VIDA esteve presente no evento.
ARRAIAL DA FACULDADE CEST: SOS VIDA PARTICIPA DA BARRACA DO TRÂNSITO
A Faculdade CEST, em São Luis, realizou dia 03.06.15, quarta-feira, à noite, um Arraial com participação da comunidade universitária(alunos, professores e servidores).
A campanha SOS VIDA participou do evento e de uma barraca do trânsito organizada pelo Comitê VIDA NO TRÂNSITO. Estavam também presentes o DETRAN e a SMTT-Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.
Os representantes da SOS VIDA e destes órgãos realizaram pronunciamentos, exibiram faixas ou banners e distribuíram panfletos educativos.
CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO(LEI Nº 9.503/97)
Art. 268. O infrator será submetido a curso de reciclagem, na forma estabelecida pelo CONTRAN:
I - quando, sendo contumaz, for necessário à sua reeducação;
II - quando suspenso do direito de dirigir;
III - quando se envolver em acidente grave para o qual haja contribuído, independentemente de processo judicial;
IV - quando condenado judicialmente por delito de trânsito;
V - a qualquer tempo, se for constatado que o condutor está colocando em risco a segurança do trânsito;
VI - em outras situações a serem definidas pelo CONTRAN.
CAMPANHA DO DETRAN DO PARANÁ ALERTA SOBRE PERIGOS DO USO DE CELULAR NO TRÂNSITO
Usar o celular ao dirigir para falar ou digitar aumenta em até 400% o risco de acidentes de trânsito. Por isso, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) trabalha uma nova campanha para alertar os motoristas sobre o perigo do usos dos aparelhos enquanto estão no trânsito.
Troca de mensagens
"No mínimo, o motorista perde cinco segundos de atenção ao desviar seu olhar para ler uma mensagem. Se ele estiver a 80 quilômetros por hora, terá percorrido um campo de futebol, sem ver o que está acontecendo do lado de fora do carro", explica o diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho.
Campanha
Pensando nisso, uma nova campanha do Departamento de Trânsito do Paraná usa a imagem das telas de bloqueio dos celulares para lembrar aos motoristas o essencial. Enquanto estão no trânsito eles devem prestar atenção naquilo que importa – o trânsito. Fonte: http://www.onsv.org.br/ver/-751
Por Lourival Sousa
Facebook: Campanha SOS VIDA E-mail: valorizacaoaavida@gmail.com
Fones: (98)98114-3707(TIM)/98891-1931(OI) 99202-1431(VIVO)/98423-0606(CLARO)



