Vereador Reginaldo do Posto solicita audiência publica para debater segurança, implantação do Proerd no Povoado Brejinho e defende governo Flávio Dino em pronunciamento


O vereador Reginaldo do Posto (PPS), apresentou Indicação, última sessão da câmara municipal, ao tenente coronel Miguel Neto, comandante do 15º Batalhão de Policia Militar em Bacabal, solicitando a realização imediata de audiência pública, no distrito de Brejinho, objetivando discutir com aquela comunidade o seu sistema a segurança publica, incluindo  a  reativação da patrulha rural e, em conjunto com a secretaria municipal de educação, a implantação, nas escolas da rede publica municipal de ensino ali existentes, do Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd).
O vereador popular socialista justificou sua proposição afirmando que O distrito de Brejinho tem vivido dias de muita preocupação por parte dos seus moradores em razão da intranquilidade que ali se estabeleceu por causa do crescente clima de violência vivido. São acidentes de trânsito e intempéries outras que vem modificando a vida de uma comunidade pacata e ordeira e trabalhadora.
Garante ainda Reginaldo do Posto que essas situações têm se sucedido de forma constante o que, por si só, me leva a deliberar, depois de sucessivas oitivas com os moradores que essa situação deve ser discutida e que soluções urgentes devem ser encontradas antes que a violência recrudesça ou se torne endêmica, ou, em pior situação, um fator epidêmico, o que só trará sérios e noviços problemas a nossa sociedade. Brejinho e seu povo merecem o nosso respeito e a nossa atenção. Eu não posso me furtar e nós, também, não podemos, como legisladores e fiscalizadores, nos omitir diante desse quadro.
Quanto a instalação do Proerd ele afirma que a problemática das drogas vem crescendo assustadoramente na região e a implantação de desse programa só viria a ajudar as crianças a dizerem não a essa mal que está assolando as famílias de Bacabal.

Defesa de Dino
Na mesma sessão a câmara de vereadores de Bacabal concedeu ao governador Flávio Dino o título de Cidadão Bacabalense, uma iniciativa do vereador Florêncio Neto que, dos 17 votos da Casa, recebeu 8 sufrágios, sendo Reginaldo do Posto um dos apoiadores. O governo Dino vem sendo alvo de sucessivas críticas no município de Bacabal, tanto por parte da imprensa, quanto da própria classe política.
Na câmara municipal essas cobranças dobram e, ao usar a Tribuna, o vereador popular socialista saiu em defesa do governador Flávio Dino, mesmo achando que aquele ainda não era o momento para a cessão da honraria para o governador.
Como argumento de defesa Reginaldo usou o pouco tempo de governo, apenas 5 meses, traçou comparações com as administrações da ex-governadora Sarney, que na câmara pouco foi cobrada, explicou ter poucas expectativas sobre futuras ações do governo Dino em Bacabal e elencou outras ações que já estão sendo realizadas, a exemplo da obra de reconstrução do Hospital Regional Dra. laura Vasconcelos, uma unidade de saúde de média complexidade, originalmente projetada para 45 leitos, que já recebeu a garantia do governo estadual que ganhará mais 5 leitos, para se enquadrar em regras estabelecidas pelo ministério da saúde e passar a ter direito de participar de programas federais diversos, como o provimento de recursos.

Requerimento e ofício
Além da Indicação sobre a segurança em Brejinho o vereador Reginaldo do Posto teve aprovado um requerimento no qual solicita ao prefeito José Alberto Oliveira Veloso a imediata construção de vestiários no Estádio de Futebol do Povoado Alto Alegre do Acelino.
O vereador justifica sua iniciativa dizendo que, além de essa significativa obra ser uma antiga e justa reivindicação dos desportistas daquela comunidade, ela é, também, um desejo de todos os moradores daquele Povoado que foi anteriormente acertado com o próprio prefeito municipal José Alberto Veloso, que garantiu a sua realização.
Reginaldo do Posto também teve lido em plenário ofício  encaminhado ao secretário de Estado da infraestrutura do governo do Maranhão, Cleyton Noleto, solicitando audiência pessoal a fim de tratar de temas de interesse do município de Bacabal, tendo como base as necessidades vigentes, no sentido de que sejam implementadas ações que resolvam, por exemplo, os muitos problemas que a cidade enfrenta nas áreas da infraestrutura, com fico específico na imediata recuperação da Estrada do Leite, via municipal que foi pavimentada com recursos do Governo do Estado que vive hoje em estado de precariedade.
Ele informa ao secretário que esta é reivindicação da comunidade moradora dos povoados cortados por aquela estrada que sofre com os problemas que a falta de manutenção tem acarretado ao longo de todos esses anos. Nesse período em que as chuvas caem com intensidade esses problemas se multiplicam e a comunidade vive sobressaltada com os mesmos, principalmente com o medo de que a via corte ou que alguma das suas pontes caia e possa vir a causar um acidente de grandes proporções, inclusive provocando vítimas fatais.
Explica ainda que esta importante via municipal liga a Ma - 245 a BR - 316, servindo aos povoados Aldeia do Odino, Boa Vista da Taba, Bomba, São Paulo Apóstolo e Alto Alegre do Acelino. A população tem cobrado a ação do poder público no sentido que essa estrada seja recuperada. Caso isso não aconteça, a estrada poderá cortar em alguns trechos, tornando difícil o escoamento da produção dos pequenos trabalhadores rurais daqueles povoados.

E argumenta que a reunião solicitada se faz necessária e urgente, na medida em que os assuntos destacados são de vital importância para uma razoável sobrevivência dos conjuntos comunitários que formam a sociedade bacabalense.

Por Abel Carvalho

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem