Levantamento mostra que o automóvel continua sendo fundamental para o trabalho e para a mobilidade diária da maior parte da população.


A sexta-feira é o dia da semana em que os brasileiros mais utilizam seus automóveis.
É o que revela uma pesquisa realizada pelo Webmotors Autoinsights, ferramenta de inteligência de mercado da Webmotors.
O levantamento mostra que 72,1% dos entrevistados apontaram a sexta-feira como o dia de maior uso do veículo, reforçando a importância do carro na rotina da população.
Na sequência aparecem a segunda-feira, mencionada por 69,5% dos participantes, e a quarta-feira, com 68,8%.
Como a pergunta permitia múltiplas respostas, os entrevistados puderam indicar mais de um dia da semana em que utilizam o veículo com maior frequência.
O estudo ouviu 1.014 usuários da plataforma entre os dias 6 e 7 de maio deste ano.
Trabalho é o principal motivo para usar o carro
A pesquisa também procurou identificar as principais finalidades do uso do automóvel.
Os resultados mostram que o trabalho continua sendo o principal motivo para os deslocamentos realizados de carro.
Entre os entrevistados, 74,4% afirmaram utilizar o veículo principalmente para atividades relacionadas ao trabalho.
O percentual evidencia a forte dependência do automóvel para deslocamentos profissionais em diversas regiões do país.
Além do trabalho, outros motivos citados foram:
Lazer: 42,9%;
Deslocamento com a família: 23,6%;
Compras: 14,3%;
Viagens curtas: 12%;
Estudos: 2,3%;
Saúde: 1,5%;
Outros motivos: 1,3%.
Os números indicam que, embora o carro esteja associado a momentos de lazer e deslocamentos familiares, sua principal função continua ligada às necessidades do cotidiano e à mobilidade para o exercício das atividades profissionais.
Carro é considerado essencial para a rotina de muitos brasileiros
Outro dado destacado pela pesquisa mostra o impacto que a ausência de um veículo próprio teria na vida dos entrevistados.
Segundo o levantamento, mais da metade dos participantes afirma que não conseguiria manter a rotina atual sem um automóvel.
Ao todo, 51% disseram que o carro é indispensável para suas atividades diárias.
Outros 27,3% afirmaram que conseguiriam se adaptar, mas com dificuldades ou mudanças na rotina.
Já 21,7% disseram que não enfrentariam problemas significativos caso deixassem de ter um veículo próprio.
Os resultados reforçam a relevância do automóvel na mobilidade urbana e nos deslocamentos diários, especialmente em situações relacionadas ao trabalho, compromissos familiares e atividades cotidianas.
Dependência do carro ainda é uma realidade
Os dados revelados pela pesquisa ajudam a compreender o papel que o automóvel continua desempenhando na vida dos brasileiros.
Mesmo diante do crescimento de alternativas de mobilidade em algumas cidades, grande parte da população ainda considera o carro um elemento fundamental para manter sua rotina.
O levantamento mostra que o veículo próprio vai além de uma questão de conveniência e permanece diretamente ligado à capacidade de deslocamento para o trabalho, compromissos pessoais e atividades do dia a dia.
Fonte: portaldotransito.com.br
CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 71. O órgão ou entidade com circunscrição sobre a via manterá, obrigatoriamente, as faixas e passagens de pedestres em boas condições de visibilidade, higiene, segurança e sinalização.
A VIOLÊNCIA DO TRÂNSITO TEM JEITO, é só as autoridades implementarem os remédios eficazes: Educação para o Trânsito, Fiscalização ampla e rigorosa e uma boa Infraestrutura das vias.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábados do Jornal O Imparcial
Facebook: campanha SOS Vida
Instagram: sosvidapaznotransito
X: @valorizacaovida
E-mail: valorizacaoaavida@gmail.com