


Como de costume, nesta ação foram distribuídos panfletos educativos, dadas orientações verbais aos pedestres e ciclistas, e exibidas faixas com o lema da ação educativa, que é: A VIDA PASSA PELA FAIXA DE PEDESTRE.
Esta ação teve a colaboração do CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) estadual da Secretaria de Estado da Saúde e de membros do Núcleo da SOS VIDA do Itaqui-Bacanga.
HOSPITAL METROPOLITANO ALERTA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO DURANTE O CARNAVAL
Com mais de 8 mil atendimentos em 2025, unidade de referência estadual reforça orientações sobre segurança viária e os riscos da combinação entre álcool e direção.

Com a proximidade do Carnaval, período marcado por festas, viagens e aumento da circulação de veículos, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) alerta para a necessidade da prevenção de acidentes de trânsito.
Pertencente à rede de saúde pública do Pará, a unidade é referência no atendimento a traumas de média e destaca que o comportamento responsável no trânsito é fundamental para preservar vidas.
Números – Dados do hospital apontam que os acidentes de trânsito atingem, principalmente, homens jovens e adultos em idade produtiva.
Em 2025, mais de 8 mil pessoas deram entrada na unidade em decorrência desse tipo de ocorrência, sendo que mais de 4 mil desses atendimentos evoluíram para internação hospitalar.
Entre os fatores que contribuem para o aumento das ocorrências no período está o consumo de álcool associado à direção.
Segundo o médico ortopedista do HMUE, Éric Teixeira, essa combinação representa um risco grave à segurança.
“O uso de bebida alcoólica antes de dirigir compromete os reflexos e o julgamento do condutor, aumentando de forma expressiva a chance de acidentes, muitos deles com vítimas graves e múltiplos envolvidos”, destaca.
Além das consequências físicas, os acidentes de trânsito geram impactos prolongados para os pacientes que, muitas vezes, precisam ficar afastados do trabalho, comprometendo a renda da família.
“Quando um paciente jovem sofre um trauma grave, o impacto não é apenas clínico.
Há repercussões sociais e econômicas importantes, que afetam toda a família e reforçam a necessidade de prevenção e responsabilidade no trânsito”, completa o especialista.
Estrutura
O Hospital Metropolitano é unidade referência para esse tipo de trauma, com equipe especializada e estrutura de ponta, incluindo o completo centro de hiperbárica, inaugurado pelo Governo do Pará para acelerar o processo de cicatrização de internados.
A unidade, que é gerenciada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), reforça orientações simples, mas essenciais:
Evite dirigir após consumir bebida alcoólica;
Utilize cinto de segurança e respeite os limites de velocidade;
Antes de pegar estrada, faça a manutenção preventiva do veículo;
Motociclistas devem utilizar capacete corretamente.
Fonte: portaldotransito.com.br
CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 165. Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência:
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses.
Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo, observado o disposto no § 4o do art. 270 da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 - do Código de Trânsito Brasileiro.
Parágrafo único. Aplica-se em dobro a multa prevista no caput em caso de reincidência no período de até 12 (doze) meses.
A VIOLÊNCIA DO TRÂNSITO TEM JEITO, é só as autoridades implementarem os remédios eficazes: Educação para o Trânsito, Fiscalização ampla e rigorosa e uma boa Infraestrutura das vias.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábados do Jornal O Imparcial
Facebook: campanha SOS Vida
Instagram: sosvidapaznotransito
X: @valorizacaovida
E-mail: valorizacaoaavida@gmail.com