Bacabal realiza 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF e inicia ciclo de planejamento 2025–2028

Ascom Bacabal, Wanderson Ricardo  - A prefeitura de Bacabal, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Comissão Intersetorial, realizou na quinta-feira, 04 de dezembro de 2025, no auditório da UEMA, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Edição 2025–2028. O encontro marcou o início do novo ciclo de planejamento participativo que orientará as ações estratégicas do município para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes nos próximos anos.

O evento reuniu representantes das secretarias municipais, conselhos de direitos e setoriais, movimentos sociais, organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias, além de adolescentes e jovens que compõem a mobilização local. A mesa de abertura foi integrada pela presidente do CMDCA e secretária de administração, professora Erika Lucena; pela articuladora municipal do Selo UNICEF, Jardiane Sousa; pela promotora de Justiça da 3ª Promotoria Especializada de Bacabal, Dra. Michelle Adriane; a juíza federal Hanna Porto; a procuradora-geral do Município, Dra. Máxima Regina; a vereadora Ivonete Paiva; o mobilizador de crianças e adolescentes, Elissandro da Conceição; a secretária municipal de Assistência Social, Larissa Bastos; a secretária municipal de Saúde, Yvanna Carvalhal; a secretária municipal de Juventude, Gleiciane Brandão; e pelo estudante Pietro da Silva Gomes, representando o protagonismo infantojuvenil.

A programação contou com a apresentação dos indicadores que orientam o trabalho do Selo UNICEF e, em seguida, com a divisão dos participantes em grupos temáticos para debates e definição de propostas. Durante o evento, também foi oficialmente apresentada a Equipe Articuladora Municipal, composta pela articulação geral, mobilizadores temáticos, representantes das secretarias municipais e liderança comunitária quilombola.

O 1º Fórum Comunitário é uma das etapas obrigatórias para a certificação do Selo UNICEF. A segunda etapa ocorrerá ao final da edição, em 2028, quando serão avaliados os avanços alcançados e consolidados os resultados das ações desenvolvidas ao longo do ciclo.

Com esta iniciativa, Bacabal avança na participação social, no fortalecimento das políticas públicas e na construção de uma cidade mais justa, igualitária e acolhedora para todas as crianças e adolescentes.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem