Bacabal sedia seminário do programa TCE + Movimento com foco na gestão do Fundeb

Ascom Bacabal,  Wanderson Ricardo  - O município de Bacabal sediou, nesta sexta-feira dia 31 de outubro de 2025, no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Seminário de Capacitação do Programa TCE + Movimento, iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) que, em 2025, tem como foco principal as políticas públicas de Educação, com ênfase na gestão e fiscalização dos recursos do Fundeb.

O evento reuniu prefeitos, conselheiros do CACS-Fundeb, técnicos das secretarias municipais de Educação, representantes da sociedade civil e controladores internos de Bacabal e de outros municípios da região, como Lago da Pedra, Vitorino Freire, Olho d’Água das Cunhãs, Paulo Ramos, Bom Lugar, Lago Verde, Brejo de Areia, Altamira do Maranhão e Conceição do Lago Açu.

A etapa sediada em Bacabal marcou o encerramento das atividades do programa em 2025, que também promoveu seminários nas cidades de São Luís, Caxias, Imperatriz, Balsas e Santa Inês. O TCE + Movimento integra as ações de fortalecimento da atuação pedagógica do Tribunal, promovendo capacitações voltadas ao aprimoramento da gestão pública, à ampliação da transparência e ao aumento da efetividade das políticas públicas municipais.

Durante o evento, o presidente do TCE-MA, conselheiro Daniel Itapary Brandão, destacou a importância da parceria com as instituições municipais e estaduais, e o apoio do prefeito Roberto Costa. “Nada desse trabalho seria feito sem a parceria com a FAMEM e com a UNDIME. O prefeito Roberto Costa nos deu todo o apoio, e a palavra é essa: gratidão e reconhecimento. É gratificante perceber o acolhimento do Tribunal pelos gestores, que têm se mostrado dispostos a aprender, se capacitar e fortalecer suas equipes, com o objetivo de realizar uma gestão cada vez melhor”, ressaltou o conselheiro.

A conselheira corregedora do TCE-MA, Flávia Gonzalez, enfatizou a relevância do encontro para a consolidação da cultura de aprendizado e orientação na gestão pública. “É muito salutar reunir tantos gestores e prefeitos aqui em Bacabal, para que possamos consolidar uma cultura pedagógica de aprendizado e orientação. Com as instituições unidas e próximas, todo o Estado ganha”, afirmou.

O prefeito de Bacabal e presidente da FAMEM, Roberto Costa,m (MDB), falou sobre o significado do seminário para a região e o empenho do município com a boa aplicação dos recursos públicos. “É um momento importante para Bacabal. O Tribunal de Contas do Estado está realizando a ação TCE + Movimento aqui hoje, com o presidente Daniel Brandão e todo o corpo técnico, junto aos gestores municipais e suas equipes, que estão recebendo orientações para aprimorar a aplicação dos recursos públicos. Com essa parceria, temos o apoio do Tribunal para que, enquanto gestores, possamos aplicar os recursos de forma legal e dentro das expectativas da população, atendendo e servindo o povo da melhor forma”, destacou o prefeito.

O seminário contou ainda com a apresentação cultural do projeto Vamos Criança e com as presenças do deputado estadual Davi Brandão; da presidente da Câmara Municipal de Bacabal, vereadora Natália Duda; do prefeito de Vitorino Freire, Ademar Magalhães; da prefeita de Conceição do Lago Açu, professora Cici; do procurador-geral de Contas do Ministério Público de Contas, Douglas Paulo; da secretária municipal de Educação de Bacabal, Rosilda Alves; da secretária de Educação de Bom Lugar e representante da UNDIME, Marilene Miranda; do conselheiro-substituto do TCE-MA, Antônio Blecaute; e do conselheiro Osmário Guimarães, entre outras autoridades e lideranças.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem