Lourival Cunha: Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito

Lourival Cunha, engenheiro e advogado - O Presidente da SOS VIDA (Lourival Cunha), o Diretor de eventos (Francisco Oliveira) e a Neida Regina (integrante da SOS VIDA) reuniram dia 15/07/25 com os dirigentes da Associação Comunitária Itaqui-Bacanga, Júlio Pinheiro (presidente), Ruth (Diretora de núcleo) e Lidiana Lira (secretária-executiva).

Na conversa foi dada continuidade ao assunto tratado dia 09/07/25, sobre a proposta da SOS VIDA para realizar o evento do DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO deste ano de 2025 naquela área da cidade.

A proposta foi aceita e pré- definida uma via para a realização do cortejo.

Será marcada uma reunião na primeira quinzena de agosto/25 com outros diretores e os representantes dos parceiros da SOS VIDA (órgãos públicos e entidades da sociedade civil) para outras definições.

O evento deve ocorrer no terceiro domingo de novembro(16/11/2025).

VIAGEM SOLO DE CARRO: COMO SE PREPARAR PARA PEGAR A ESTRADA COM SEGURANÇA
Vai fazer uma viagem solo de carro? Descubra dicas essenciais para se preparar, garantir segurança e aproveitar cada momento da estrada.

Realizar uma viagem solo de carro pode ser uma das experiências mais libertadoras da vida!

Todo o processo, incluindo escolher o destino, decidir o ritmo da viagem, montar a sua playlist e apreciar cada trecho da estrada no seu tempo tornam esse momento ainda mais inesquecível e único.

Mas, para que a liberdade da viagem solo de carro não se transforme em dor de cabeça, a preparação é a chave.

A seguir, você vai entender quais cuidados são essenciais antes de pegar a estrada sozinho, como se planejar para imprevistos e como garantir a sua segurança do início ao fim da sua jornada.

Conheça bem o seu veículo e o caminho antes de realizar uma viagem solo de carro

A viagem solo de carro é uma experiência única que oferece liberdade, autoconhecimento e total controle do seu roteiro.

Mas, antes de sair dirigindo por aí, faça uma checagem geral no carro. A recomendação é levar o veículo a um mecânico de confiança para revisar itens essenciais como, por exemplo:

Pneus; Óleo do motor e fluidos de freio; Luzes e faróis; Palhetas do limpador de para-brisa; Bateria; Alinhamento e balanceamento.

Afinal, a manutenção preventiva é o principal pilar para evitar problemas mecânicos e te proteger de transtornos no meio da viagem.

Além disso, planeje a rota e conte com a ajuda de apps como Google Maps ou Waze, mas tenha um plano B: anote referências e baixe os mapas offline para te ajudarem caso fique sem internet.

Roupas, calçados e acessórios certos fazem a diferença

Pode parecer detalhe, mas o que você veste vai influenciar diretamente na qualidade da sua viagem.

No geral, roupas leves e confortáveis são ideais para longas horas dirigindo.

Além disso, também é recomendado dar preferência para calçados fechados e firmes. Se a sua viagem inclui trilhas, acampamentos ou passeios ao ar livre, é bom pensar também nos itens necessários.

Muitos viajantes conseguem aproveitar o crescimento desse mercado para abastecer o guarda-roupas com peças mais seguras e adequadas para cada tipo de atividade.

Nesse cenário, fornecedores de artigos esportivos para revenda têm se tornado aliados importantes — não apenas para quem quer empreender no ramo, mas também para quem busca qualidade e variedade ao montar o próprio kit de viagem.

Ter acesso a bons fornecedores garante que você encontre os equipamentos certos, especialmente se pretende praticar ecoturismo ao longo do caminho, contribuindo para a sua segurança nesses momentos também.

A segurança sempre começa no planejamento
Dirigir sozinho é uma atividade que exige atenção redobrada. Por isso, organizar até os detalhes mais lógicos é indispensável. Afinal, não temos como ter certeza do que pode acontecer ao longo do trajeto, certo?

Por isso, uma dica necessária é montar um kit básico de sobrevivência na estrada:

Leve água e alimentos; Tenha uma lanterna, carregador portátil e kit de primeiros socorros; Avise alguém próximo sobre o seu roteiro, Programe paradas a cada 2 ou 3 horas.

Da mesma forma, é altamente recomendado evitar dirigir à noite, principalmente em trechos desconhecidos ou mal iluminados.

Além disso, sempre que sentir cansaço, pare! Afinal de contas, um cochilo de 20 minutos pode fazer toda a diferença para a sua segurança.

Seguro não é gasto, é proteção!
Quem irá realizar uma viagem solo de carro precisa ter a tranquilidade de que terá suporte em caso de emergência. É aqui que entra um dos pontos mais importantes da viagem: ter um bom seguro automotivo.

Hoje, é possível comparar e contrastar os melhores seguros auto de forma prática e totalmente online, com diferentes opções de coberturas. Esse tipo de serviço pode incluir guincho, carro reserva, assistência 24h e cobertura contra roubos e acidentes.

Ou seja, indispensável para quem quer curtir a viagem sem dores de cabeça. Afinal, se passar por algum sinistro, basta ligar para a seguradora resolver e, inclusive se precisar, ter acesso ao carro reserva.

Tecnologia a seu favor: dicas de apps que salvam a viagem solo de carro
Hoje em dia, a tecnologia é uma grande aliada de quem dirige sozinho e existem alguns aplicativos indispensáveis que vão melhorar completamente a sua experiência:

Google Maps / Waze: planejamento de rotas e alertas sobre o trânsito;

Drivvo: controle de gastos com combustível e manutenção;

Spotify / Deezer: para preparar a sua trilha sonora;

Google Translate: em viagens para regiões com idiomas diferentes,

TripIt: um travel planner para organização de roteiros, reservas, etc.

Segurança na prática: atitudes que fazem a diferença na estrada
Quando se viaja sozinho, estar atento aos próprios comportamentos no volante é ainda mais importante.

Afinal, sem ninguém para dividir a atenção ou ajudar em uma situação de emergência, todo cuidado conta.

A boa notícia é que atitudes simples podem aumentar muito a sua segurança na estrada, mantendo o bem-estar e a tranquilidade durante todo o trajeto, como:

Evite oferecer ou aceitar caronas de desconhecidos, por mais inofensiva que a situação pareça, pois cautela nunca é exagero;

Abasteça e faça paradas em postos bem iluminados e movimentados e sempre dê uma olhada nas avaliações em aplicativos ou no Google;

Mantenha as portas travadas durante todo o percurso, mesmo em trechos urbanos ou conhecidos;

Evite usar o celular enquanto dirige e prefira usar suportes ou comandos de voz para as interações necessárias;

Use sempre o cinto de segurança, tanto no banco da frente quanto no de trás e respeite os limites de velocidade.

Cuidado constante e atenção redobrada são os seus maiores aliados durante uma viagem solo de carro.

Não há dúvidas de que uma viagem solo de carro é uma jornada única de liberdade, descoberta e conexão.

Mas a segurança precisa vir em primeiro lugar, o que inclui desde o planejamento da rota, até a escolha do seguro, locais de parada e práticas de direção.

Com atenção e preparo, a sua viagem solo pode ser uma das suas melhores experiências de vida.

O importante é seguir com consciência e com a tranquilidade de saber que você se planejou para que tudo corra bem. Fonte: https://www.portaldotransito.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (lei n. 9.503/97)
Art. 28. O condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito.

A VIOLÊNCIA DO TRÂNSITO TEM JEITO, é só as autoridades implementarem os remédios eficazes: Educação para o Trânsito, Fiscalização ampla e rigorosa e uma boa Infraestrutura das vias.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábados do Jornal O Imparcial
Facebook: campanha SOS Vida
Instagram: sosvidapaznotransito
X: @valorizacaovida

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem