
Ascom Bacabal, Wanderson Ricardo - A 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ de Bacabal foi realizada na quinta-feira, 29 de maio de 2025, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. O evento teve como tema “Construindo a Política Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+” e reuniu representantes da sociedade civil, órgãos públicos, movimentos sociais e entidades que atuam na defesa dos direitos da população LGBTQIA+ no município.
A Conferência foi uma realização do Grupo Identidade LGBTQIA+, com o apoio da prefeitura de Bacabal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e teve como principal objetivo discutir e propor diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da discriminação, à promoção dos direitos humanos e ao fortalecimento da cidadania da população LGBTQIA+, além da construção de diretrizes para o elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas para a População LGBTQIA+ de Bacabal.
O presidente do Grupo Identidade LGBTQIA+ de Bacabal, Mário Del Ângelo, destacou a importância do evento e agradeceu o apoio da gestão municipal. “Quero agradecer ao prefeito Roberto Costa por todo apoio. A gente sabe que o Roberto tem sensibilidade com a causa, vem dando espaço pra gente, e isso é superimportante. Temos muita coisa pra construir em Bacabal, e a Conferência é um passo longo, mas importante, para avançarmos em todos os lugares”, afirmou.
A vice-presidente do Conselho Estadual de Direitos LGBT+ do Maranhão, Andressa Sheron, também participou da Conferência e ressaltou a importância do momento para a garantia dos direitos e da cidadania da população LGBTQIA+. “A Conferência vem pra validar a cidadania para pessoas LGBT. A gente sabe que precisamos avançar muito mais contra o estigma, a violência, o preconceito e a exclusão social, e a Conferência é o espaço legítimo de políticas públicas”, pontuou.
Presente no evento, a secretária municipal de Assistência Social, Larissa Bastos, falou sobre o papel da gestão no fortalecimento das políticas públicas voltadas para as pessoas LGBTQIA+. “É um dia de troca de experiências, de valorização, contra a discriminação. E a Secretaria de Assistência Social se faz presente sempre em todas as questões assistenciais, principalmente no acolhimento, no respeito e buscando estar sempre junto, participando dessa construção de uma sociedade mais justa e igualitária, através dessa gestão que tem à frente o prefeito Roberto Costa”.
Já o prefeito Roberto Costa (MDB) enfatizou a importância da Conferência como um passo decisivo na consolidação de políticas públicas voltadas à promoção da cidadania e do respeito de forma igualitária. “Estamos participando dessa 1ª Conferência e apoiando o movimento LGBTQIA+, que tem construído, ao longo dos anos, no município de Bacabal, a busca por direitos para as pessoas que necessitam de respeito e dignidade. E hoje, através da Prefeitura de Bacabal, nós estamos garantindo essa parceria para discutir, dentro desta Conferência, propostas nas áreas da saúde, da educação, da empregabilidade e do respeito. Para que, junto com eles, possamos criar uma pauta que venha atender às demandas de todo o movimento. E é dessa forma que estamos construindo a nova Bacabal, garantindo o direito de todas as pessoas”, afirmou o prefeito.