Último dia (28/11) também contou com oficina sobre o Sistema Eletrônico de Execução Penal (SEEU). Foram 14 atividades de capacitação desenvolvidas nos quatro dias do evento
Em treinamento, servidores e servidoras aprenderam a agir em situações de perigo do cotidiano. Foto/divulgação: Asscom/TJMA
Agência TJMA de Notícias - Um curso de Defesa Pessoal encerrou as atividades dos Encontros Regionais Polo Bacabal nesta quinta-feira (28/11), após quatro dias de programação com um total de 14 atividades de capacitação entre cursos, palestras, oficinas, workshop comportamental além de reuniões técnicas com o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, juíza e juízes auxiliares da Presidência, e de equipe formada por diretores e diretoras do Órgão. Durante o evento, também foi disponibilizado atendimento psicológico, por meio do momento “Equilíbrio Corpo e Mente”.
Durante o curso de Defesa Pessoal, servidores e servidoras receberam instruções teóricas e práticas sobre como agir em situações de risco em ambientes frequentados no cotidiano. O curso foi ministrado em dois módulos pelo professor Sandro Avelar, policial federal e especialista em Autodefesa e Proteção de Terceiro; e pela professora Graça Pedroza, especialista em Defesa Pessoal e faixa preta em Krav Maga e Karatê.
Equipe durante treinamento prático de defesa pessoal
Ao longo da semana, magistradas, magistrados, servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores foram capacitados em diversas áreas: Workshop comportamental sobre a importância do servidor público,
Estratégia e o Prêmio CNJ de Qualidade,
Tabelas processuais,
Regularização Fundiária,
Almoxarifado Virtual,
Sistema Nacional de Adoção,
Indicadores e metas de produtividade do CNJ,
Sistema gerador de custas,
Medida Protetiva de Urgência,
Sistema de Requisições de Precatórios Judiciais,
“Toada de Ideias” para otimizar projetos da Justiça,
Inteligência Artificial, e
Sistema Eletrônico de Execução Unificado.
Durante reunião realizada no fórum de Bacabal, no dia 26/11, o presidente do TJMA ressaltou que o programa “Encontros Regionais” foi pensado para fortalecer o diálogo da Mesa Diretora com o público interno, promovendo um canal direto de comunicação e cooperação.
Dentro desse contexto preparamos uma estrutura para receber e acolher o nosso público, inclusive em questões de saúde e bem-estar no ambiente de trabalho, diversidade de cursos e oficinas. Dessa forma, teremos os conhecimentos necessários e atualizados para o alcance das metas, melhoria e ampliação do nosso atendimento à população”, pontuou Froz Sobrinho.
Presidente Froz Sobrinho dialoga com público interno do Polo Bacabal (créditos: Ribamar Pinheiro)
O corregedor-geral do Foro Extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, acompanhou o curso sobre Regularização Fundiária (Reurb), realizado nas depedências da Universidade Federal do Maranhão - UFMA Bacabal, dentro da programação do evento. O magistrado louvou a iniciativa e afirmou que “a Reurb é uma política muito importante, uma campanha incentivada pelo CNJ e que o Maranhão abraçou”.
Corregedor José Jorge dos Anjos, participa do curso de Reurb (créditos: Ribamar Pinheiro)
Para o diretor do Fórum de Bacabal, juiz Marcello Frazão, o encontro reflete o compromisso do Poder Judiciário em dialogar e conhecer a realidade local, sempre em busca de uma efetiva prestação jurisdional", avaliou.
A secretária judicial de Poção de Pedras, Eduarda Silva, afirmou que o evento foi muito importante porque garantiu a qualificação para servidores e servidoras em assuntos específicos. “Além disso, pudemos trocar experiências com colegas secretários e secretárias, magistrados e magistradas em assuntos inerentes ao nosso trabalho, uma troca muito positiva”, ressaltou.
A programação dos Encontros Regionais também focou na integração e dos facilitadores e facilitadoras dos Pontos de Inclusão Digital (PIDs) do Justiça de Todos na região do Polo Bacabal. Foi realizada uma capacitação que contou com a participação do desembargador Cleones Seabra Cunha, presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA).
Desembargador Cleones Seabra participa do Encontro de Facilitadores
Os PIDs garantem acesso aos serviços do Sistema de Justiça para pessoas com pouca e/ou nenhuma familiaridade com dispositivos conectados à internet, residentes em cidades sem fórum judicial.
A facilitadora de Lago dos Rodrigues, Ellen Marinho, disse que para além do aprendizado o evento ajudou a integrar a equipe dos PIDs com os servidores, servidoras, juízes e juízas dos fóruns da região. "Foi muito bom porque além da capacitação, recebemos novos materiais para ajudar no atendimento à população”.
Participaram dos Encontros Regionais, juízes, juízas, servidores e servidoras que atuam nas 26 unidades judiciais e administrativas das 11 comarcas que integram o Polo Judicial de Bacabal. Além do Gabinete Itinerante, responsável pela organização, o evento contou com o apoio da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA); Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial; Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM); diretorias, coordenadorias; divisões e núcleos do TJMA; além de instituições parceiras como a UFMA.
CONCILIAÇÃO
A Conciliação Itinerante do TJMA também participou das atividades dos Encontros Regionais do Polo. O ônibus do projeto estacionou nos dias 25 e 26/11 em Lago da Pedra, e realizou diversos atendimentos à população. Durante os dois dias realizou 184 audiências com R$ 143 mil em acordos em demandas pré-processuais (sem processo judicial) e processuais (com processo judicial em trâmite).
Equipe do projeto com servidores da comarca de Lago da Pedra
O trabalho foi realizado pela equipe do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), presidido pelo desembargador José Nilo Ribeiro Filho, e coordenado pelo juiz Rodrigo Nina.