Lourival Cunha: Dia Mundial das Vítimas de Trânsito - SOS Vida reuniu-se com entidades da Cidade Olímpica

Lourival Cunha, engenheiro e advogado - Diretores da SOS VIDA reuniram-se dia 24/10/24, à tarde, na Associação dos Moradores do bairro Cidade Olímpica com o Presidente da Associação, Gregório, e vários representantes de organismos da comunidade, como escolas, clube de mães, igreja católica, Posto de Saúde, Pacto pela Paz etc. A reunião foi boa e produtiva.

O objetivo da reunião foi discutir e deliberar sobre o evento em celebração ao DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO que será realizada na Av. 01 daquele bairro no próximo dia 17/11/24 (domingo).

A reunião foi boa e produtiva.

DETRAN REGISTRA MAIS DE 9.400 INFRAÇÕES RELACIONADAS AO USO DE TELEFONE CELULAR ESTE ANO
Condutores que cometeram essas infrações desrespeitaram o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro.
Uso do celular ao dirigir aumenta as chances de causar um sinistro.
“É uma ligação urgente!”; “Eu preciso responder essa mensagem agora!”; “Só vou olhar rapidinho o celular”. Essas são as principais desculpas que os condutores falam quando usam o telefone celular no momento em que estão dirigindo um veículo. Independentemente da justificativa, considera-se o uso infração de trânsito pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e coloca em risco a vida do condutor e dos que estão ao seu redor no trânsito.

Somente em 2024, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) registrou 9.491 infrações relacionadas ao uso de celular, que foram emitidas pelo Detran, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL), e pelas Superintendências Municipais de Trânsito (SMTTs).

Os condutores que cometeram essas infrações desrespeitaram o artigo 252 do CTB, e receberam autuação por dirigir o veículo segurando o telefone celular, utilizando o telefone celular ou por manusear o telefone celular.

Estudo aponta que dirigir distraído é tão perigoso quanto dirigir embriagado
De acordo com Ana Buarque, analista de Trânsito do Detran, utilizar o celular enquanto dirige um veículo ou pilota uma motocicleta aumenta as chances de causar um sinistro, colocando em risco a vida de condutores, pedestres, ciclistas, e todos que estão envolvidos no trânsito.

“O uso do celular está entre as principais causas de sinistros de trânsito no Brasil, junto com o excesso de velocidade e a mistura de álcool e direção. A distração causada no momento de responder uma mensagem, ou atender uma ligação, faz com que os condutores tenham uma reação mais lenta, diminuindo o tempo que ele leva para observar, analisar e planejar a ação”, afirmou Ana Buarque, ao reforçar que também é proibido utilizar o celular mesmo que o veículo esteja parado no semáforo ou no congestionamento.

A penalidade para os condutores que utilizam o telefone celular, mesmo que por bluetooth – sem manusear o aparelho – é de natureza média, com o registro de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o pagamento de multa no valor de R$ 130,16. Para quem segura e/ou manuseia, a infração é de natureza gravíssima, ou seja, com sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47. Texto de João Victor Barroso / Ascom Detran-AL. Fonte: portaldotransito.com.br (artigo de Mariana Czerwonka)

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 1º O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se por este Código.

§ 3º Os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro.

A VIOLÊNCIA DO TRÂNSITO TEM JEITO, é só as autoridades implementarem os remédios eficazes: Educação para o Trânsito, Fiscalização ampla e rigorosa e uma boa Infraestrutura das vias.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábados do Jornal O Imparcial
Facebook: campanha SOS Vida
Instagram: sosvidapaznotransito
X: @valorizacaovida

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem