A primeira cidade brasileira a aparecer no ranking é São Paulo, mas tem mais duas brasileiras na lista.



A tendência ao longo de 2023 confirma o declínio geral nas velocidades médias na maioria das cidades. Das 387 analisadas no índice de tráfego, 82 viram sua velocidade média permanecer inalterada. E, 77 tiveram uma velocidade média maior (e, portanto, tempos de viagem mais curtos) do que no ano anterior. Nas 228 cidades restantes, as velocidades médias diminuíram.
O aumento tanto no custo da gasolina quanto no consumo de combustível, devido aos tempos de viagem mais longos, tem um impacto claro no orçamento dos motoristas que precisam usar o carro todos os dias para ir ao trabalho. Em mais de 60% das 351 cidades onde a TomTom agrega os preços dos combustíveis, o orçamento médio em combustível aumentou em 15% ou mais entre 2021 e 2023. Esse aumento no consumo naturalmente tem um impacto direto nas emissões médias de CO2 por veículo.
Resultados
De acordo com a pesquisa, o centro da cidade de Londres foi o mais lento para dirigir em 2023, com uma velocidade média de 24 km/h ao longo de 2023. Já, Dublin é a cidade mais congestionada nos horários de pico. Com os passageiros perdendo 153 horas no trânsito durante o ano, ou seja, o equivalente a mais de 6 dias.
No Brasil
A primeira cidade brasileira a aparecer no ranking é São Paulo, que está na 33ª posição. Em 2023, os motoristas da capital paulista gastaram, em média, 23 minutos para percorrer uma distância de 10 quilômetros. Isso representa um aumento de 50 segundos em relação a 2022.
Recife teve uma diminuição no tempo de menos 10s em relação ao ano anterior, mas é a segunda capital do país que aparece no ranking. Ela está na 36ª posição.
Curitiba também figura entre as 40 cidades com maiores congestionamentos no trânsito em todo mundo. A capital paranaense está na 38ª colocação. Os motoristas curitibanos perdem quase 4 dias no trânsito durante o ano. Fonte: portaldotransito.com.br (artigo de Mariana Czerwonka)
CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 1º O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se por este Código.
.........................................................................
§ 5º Os órgãos e entidades de trânsito pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito darão prioridade em suas ações à defesa da vida, nela incluída a preservação da saúde e do meio-ambiente.
A VIOLÊNCIA DO TRÂNSITO TEM JEITO, é só as autoridades implementarem os remédios eficazes: Educação para o Trânsito, Fiscalização ampla e rigorosa e uma boa Infraestrutura das vias.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábados do Jornal O Imparcial
Facebook: campanha SOS Vida
Instagram: sosvidapaznotransito
X: @valorizacaovida
E-mail: valorizacaoaavida@gmail.com
Fone:(98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)