Parlamentar ressaltou complexidade que o governo estadual vem enfrentado no custeio da saúde e o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado
Agência Assembleia - O deputado Florêncio Neto (PSB), na sessão plenária desta quarta-feira (10), enfatizou o desafio enfrentado pelo governador Carlos Brandão (PSB) devido ao acúmulo de procedimentos de saúde após o período pandêmico de Covid-19.
“Precisamos ressaltar a complexidade que o governo estadual vem enfrentado no custeio da saúde. Carlos Brandão acabou por herdar um período pós-pandêmico, um momento que por si só nos traz consequências até hoje”, disse.
Além disso, o parlamentar salientou o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.
“Isso é decorrente do acúmulo de diversos procedimentos que deveriam ser feitos à época. Pacientes esses que quando não tratados no momento correto, ocasionam uma série de dificuldades e agravamentos que, depois, vão precisar de uma rede maior de assistência”, enfatizou.
Por fim, Florêncio Neto afirmou que o momento político é favorável para buscar soluções, uma vez que a maioria da bancada de deputados e o governo é alinhado com o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Nós temos, hoje, o presidente Lula a nosso favor, uma bancada de deputados em sua quase totalidade governista e mais três senadores que têm grande influência junto ao presidente. Juntos podemos trabalhar para diminuir filas de cirurgias eletivas, reafirmando o nosso compromisso conjunto em defender e salvaguardar a saúde do Maranhão”, concluiu.
Deputado Florêncio Neto afirmou, também, que o momento político é favorável para buscar soluções