Vereador Venâncio do Peixe apresenta mais 06 proposições na Câmara Municipal de Bacabal

Todas matérias que demandam extremo interesse para a comunidade Bacabalense
Da assessoria, com fotos de Wanderson Rivcardo - O vereador Venâncio da Silva Costa, Venâncio do Peixe (PP), apresentou, em sessão ordinária realizada na tarde desta quarta-feira, dia 10 de abril de 2024, mais 06 proposições que foram apreciadas e votadas pelo plenário da Câmara Municipal de Bacabal. 

Na primeira primeira proposição, o Requerimento nº 59/2022, Venâncio do Peixe solicita do prefeito Edvan Brandão de Farias (PDT), a imediata climatização da Unidade de Ensino Fundamental Deputado José Ribamar Marão Filho, justificando que "a climatização tem sido um fator pré-requisito para muitos pais ao escolher escolas. Os motivos principais são: saúde e conforto. É comum em escolas que não possuem climatização, doenças se espalharem de aluno para aluno, principalmente as respiratórias. Isso acontece porque os lugares fechados/pequenos são mais propícios para acumular poeira, além de facilitar a circulação de vírus e bactérias no ar. Com o climatizador isso é evitado! O mecanismo do aparelho filtra e ventila o ar, dificultando a propagação desses micro-organismos prejudiciais à saúde.

Outro fator que afeta negativamente os jovens em ambiente escolar sem climatização é o acúmulo de CO2 e contaminantes do ar, fenômeno decorrente de lugares sem ventilação adequada. Esse acúmulo é prejudicial por causar falta de concentração, dispersão e sonolência, todos esses elementos também são consequências do desconforto térmico.

O conforto térmico, senhor Presidente, é um grande aliado da produtividade, mais focado para locais de trabalho, a mesma lógica se aplica para as escolas."

Na segunda proposição, o Requerimento nº 77/2022, solicita a limpeza de todas as ruas do conjunto residencial Cidade Jardins, justificando que  "a proposição se motiva no fato de que as ruas daquele residencial encontram-se sujas e intransitáveis, há a necessidade de um plano efetivo para manutenção delas, pois estão em estado precário.

As sujidades acumuladas vêm atraindo animais peçonhentos, causando grande perigo para as crianças. A sujeira nas ruas gera enormes transtornos aos moradores da localidade e aos transeuntes que por ali trafegam razão pela qual, pedimos em caráter de urgência que seja tomada providência por parte do Poder Público para melhoraria daquele bairro para a comunidade".

Na terceira proposição, o Requerimento nº 78/2022, solicita do prefeito a imediata construção de um muro, nos limites e em toda extensão do lixão público de Bacabal e a estrada que leva ao povoado Palmeiral, entre outros; assim como o alongamento e aprofundamento da rua que permite a entrada das caçambas e carros coletores no local, neste município, justificando que "a solução para esse grave problema só se dará com a desativação do lixão público do município de Bacabal e a implantação de um aterro sanitário. Contudo, o próprio governo federal vive adiando e ampliando os prazos para o definitivo encerramento das atividades dos famigerados lixões, que tantos problemas causam.

Em razão disso venho propor ao prefeito Edvan Brandão que, no sentido de pelo menos minimizar os efeitos graves da nociva atividade, construa esse muro com o objetivo de impedir que os resíduos se espalhem pela estrada que liga os muitos povoados daquela rica região com a sede do município, fato que acontece hoje prejudicando a todos, assim como alongue, aprofunde, a via que permite a entrada para o lixão, possibilitando que carros coletores e caçambas possam depositar o lixo recolhido nas ruas de Bacabal com a maior segurança possível".

Na quarta proposição, o Requerimento nº 79/2022, solicita a recuperação da pavimentação asfáltica da VP 37, que fica na Quadra 55, no bairro Cohab III, próximo ao antigo campo de futebol, justificanddo que "os moradores da VP 37, no bairro Cohab III, me procuraram solicitando a operação tapa-buracos ao longo da rua, local onde existem buracos, dificultando o tráfego de veículos automotivos, causando acidentes e danificando os veículos que por lá trafegam.

Segundo eles, esta operação foi realizada na administração passada e obteve bons resultados. Eu estive pessoalmente no local, e pude constatar a veracidade do fato, e que realmente se faz necessário a operação tapa-buracos".

Na quinta proposição, o Requerimento nº 80/2022, solicita a 
reforma do Mercado Central de Bacabal (Mercado Velho), justificando que "a presente proposição se faz necessária tendo em vista que o Mercado Central (Mercado Velho) encontrasse com algumas partes deterioradas, trazendo assim muito transtornos para a população que o frequenta. Edificações como estás precisam constantemente de manutenção e reforma, tendo em vista que contribuem para melhorar as condições dos trabalhos, além de atender à demanda dos seus usuários.

O referido Mercado necessita urgentemente de uma reforma nos seus espaços, a fim de melhorar toda a sua estrutura, melhorando o aspecto do ambiente e proporcionando ao público um ambiente confortável e aconchegante. Este estabelecimento representa parte da história de nosso município, bem como referência aos novos empreendimentos comerciais".
Vereador/PDT

Na sexta proposição, a Indicação nº 11/2023, solicita ao prefeito Edvan Brandão de Farias, que o mesmo que, de forma imediata, encaminhe para a Casa, Projeto de Lei solicitando que o Poder Legislativo autorize o Poder Executivo a realizar a doação de um terreno, com o objeto de ser construído o prédio da Igreja Assembleia de Deus, na localidade Mandioca, povoado Bom Princípio II.

Pede que, após cumprido o rito regimental, o encaminhamento de cópia da indicação ao  secretário municipal finanças, Francisco de Sousa Lima Neto, assim como ao assessor jurídico do município, advogado Emílio Carvalho, para que a matéria seja tratada nos ditames da lei e da discricionariedade da administração pública municipal.

Venâncio do Peixe justifica o pleito informando que "o terreno, ou área a ser doada pela gestão municipal, em epígrafe, é de propriedade do município e fica localizada na própria comunidade, o que permitirá a instituição que edifique a obra, permitindo aumentar o seu número de fiéis, assim como o maior conforto dos mesmos. Em já sendo o terreno propriedade municipal, os tramites para a doação se tornam mais ágeis e o processo mais célere.

O trabalho pentecostal da Assembleia de Deus, em Bacabal, teve início em 15 de novembro de 1937. Os louvores entoados nas noites silenciosas de Bacabal há mais de 80 anos, propagando os ensinamentos de Jesus Cristo, foram singelos, porém ousados, construíram um altar de adoração a Deus. Na residência de Irmã Gertrudes Pereira Gomes ergueu-se a primeira congregação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus na cidade. Os trabalhos congregacionais eram dirigidos pela irmã Rosa Parma, pioneira na organização dos ciclos de orações e do ensino da Palavra de Deus na Escola Bíblica Dominical”.

Atualmente a Assembleia de Deus possui 80 congregações incluindo, os locais de cultos, distribuídos por toda a cidade, coordenadas por Pastores Evangelistas e Missionárias. As obras sociais da Igreja, desenvolvidas por meio dos programas Peniel e Bom Samaritano, atendem hoje cerca de 1000 crianças. A IEAD de Bacabal também distribui cestas básicas para as famílias carentes, além da construção de casas populares".

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem