Lourival Cunha: SOS Vida e IFMA prosseguem nas discussões de educação para o trânsito

Lourival Cunha, engenheiro e advogado - A SOS VIDA e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) reuniram-se dia 05.04.24 no Centro de Referência de Tecnologia(CERTEC) desta instituição educacional, para prosseguirem as discussões sobre a implementação do Acordo de Cooperação Técnica entre a SOS VIDA e o IFMA, sobre Educação para o Trânsito, assinado em outubro de 2022.

O IFMA foi representando nesta reunião pela pedagoga Carolina, pelo Diretor do CERTEC, Fernando Lima, pela representante da Pró-Reitoria de Extensão (Adriana), da Pró-Reitoria de Ensino (Cíntia); pelos representantes da Secretaria de Edcuação ( o pedagogo Luís Câmara e pela advogada especialista em trânsito, Marylícia).

O representante da SOS VIDA foi seu presidente, Lourival Cunha.

A reunião foi muito proveitosa e produtiva. Muitos assuntos foram tratados e deliberados em prol do avanço da concretização do projeto.

MORTES NO TRÂNSITO: VEREADORES APOIAM IMPLANTAÇÃO DA FAIXA AZUL EM CURITIBA
Sinalizada entre vias movimentadas, a Faixa Azul é uma área para tráfego prioritário de motos na cidade de São Paulo.

Nesta semana, em votação simbólica, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) declararam apoio à implantação da Faixa Azul na capital do Paraná. A proposta foi apresentada por Alexandre Leprevost (Solidariedade) como uma medida para reduzir os acidentes de trânsito em Curitiba. Inspirada na experiência positiva da cidade de São Paulo, a Faixa Azul é uma área sinalizada, entre as faixas de rolamento das vias mais movimentadas, para tráfego prioritário de motocicletas.

“A sugestão ao Executivo é para que a Prefeitura de Curitiba estude a implantação da Faixa Azul nas vias mais movimentadas da cidade”, defendeu Leprevost. Ele recebeu o apoio de outros parlamentares, durante a discussão da indicação (205.00121.2024). O vereador entende que a criação de uma área para motociclistas prevenirá o ziguezague entre os veículos, que “gera atritos entre os motoristas”.

Antecipando a discussão do Maio Amarelo, o vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) convidou Leprevost a levar o assunto à audiência pública que a CMC promoverá nas próximas semanas. Maria Leticia (PV) incluiu na discussão a necessidade de uma medida deste tipo para os ciclistas. Nesse sentido, recebeu o apoio de Leprevost. Conforme ele, um dos sinais de que o trânsito é perigoso é o fato de que há quem prefere andar de bicicleta nas canaletas dos ônibus biarticulados a dividir as ruas com carros e motos. Fonte:portaldotransito.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 54. Os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão circular nas vias:

I - utilizando capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores;

II - segurando o guidom com as duas mãos;

III - usando vestuário de proteção, de acordo com as especificações do CONTRAN.

Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábados do Jornal O Imparcial
Facebook: campanha SOS Vida
Instagram: sosvidapaznotransito
X: @valorizacaovida
Fone:(98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem