Por proposição do vereador Manuel da Concórdia escola do povoado São Benedito passa a se chamar professora Maria de Fátima Costa Rego

Manuel da Concórdia/Foto: Cléber Lima. 
Da assessoria - A Câmara Municipal de Bacabal aprovou, em sessão ordinária realizada hoje, quarta-feira, dia 13 de março de 2024, o Projeto de Lei nº 1586/2024 de 14 de fevereiro de 2024, de autoria do vereador Manuel Lima da Silva, Manuel da Concórdia, (PDT), que redenomina para Unidade de Ensino Fundamental Maria de Fátima Costa Rego, a Unidade de Ensino Fundamental São Benedito, escola existente no povoado São Benedito.

A materia será enviada para a sanção do prefeito Edvan Brandão de Farias (PDT), que tem um prazo de 10 dias para fazê-lo.

Maria de Fatima da Costa Rêgo, de aluna a professora.
Os familiares da professora Maria de Fátima acompanharam a votação e agradeceram ao parlamentar/Foto:Cléber Lima.

Em sua justificativa Manuel da Concórdia mostrou que "Filha de João do Rêgo Parente e Hilda Da Costa Rêgo, nasceu em Barras de Maratoan no Piauí, o casal João e Hilda teve os seguintes filhos, Maria de Fátima, Augustinho, José Chateó Brian, Francisca e Raimundo, ela a mais velha de uma família de 6 irmãos".

Mostrou também, que "em 1966, sua família chega ao Povoado São Benedito, na sua chegada a esta comunidade começou a estudar na casa de um senhor juntamente com seus irmãos e, entre todos começou se destacar nos ensinos, e sua vocação para educação começou a florescer logo cedo aos 14 anos, começou em baixo de um pé de Amêndoas aonde as crianças levavam suas cadeiras e quadro aonde a mesma escrevia era uma tábua, e não recebia nenhuma renumeração e ensinava com toda dedicação, só em 1973 ela começou ensinar em uma casa de palha que pertencia a Paróquia de Santa Teresinha, aonde Frei Eurico recebia dinheiro que vinha da Alemanha para fazer o seu pagamento, só que a mesma comprava era os cadernos das crianças".

Mostrou ainda, que "em 1979 no governo do prefeito Dr. Cazuza ela foi efetivada em primeiro de Março como professora. E em 1983, no governo da prefeita Raimunda Loiola, foi construída a Unidade Escolar São Benedito sobre, os cuidados da professora Maria de Fátima da Costa Rêgo onde ela ensinava de 1ª a 3ª Série. No Povoado Santo Antônio dos Vieiras, ela trabalhou durante 3 anos nos turnos noturno e vespertino, aonde tinha 20 alunos sobre a direção do professor João dos Santos Silva, na Unidade Escolar Ministro Tarso Dutra".

Expôs que, "em 2008 a mesma conhece seu grande amigo Manoel da Concordia aonde tiveram grande amizade que se eternizou. Maria de Fátima da Costa Rêgo exerceu seu oficio por mais de 40 anos, doou sua vida ao ensino e seu maior prazer era ensinar, alfabetizou 3 gerações dass comunidade de São Benedito e Santo Antônio dos Vieiras, deixou em nossa comunidade um legado que vai se perpetuar por varias gerações.

Manifestou que "Maria Fátima foi uma professora competente, educadora, tia maravilhosa e mãe cuidadosa. Generosa é a palavra certa para descrevê-la. Maria de Fátima faleceu em 06 de outubro de 2020".

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem